Wellington destaca contribuição dos produtores para resultados no setor agropecuário

O governador Wellington Dias participou, nessa segunda-feira (2), da abertura oficial da 69ª edição da Exposição Agropecuária do Piauí (Expoapi), no Parque de Exposição Dirceu Arcoverde, em Teresina, e realizou a entrega de honrarias do Mérito Agropecuário João Mendes Olímpio de Melo a pessoas e instituições que colaboram com o desenvolvimento do setor agropecuário no Piauí.

O superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra-PI), Thiago Vasconcelos, foi um dos homenageados. “Essa medalha é um reconhecimento pelo trabalho da instituição no Piauí, é uma resposta ao trabalho de todos que fazem o Incra-PI”, comentou o gesgtor.

“Vejo essa indicação não como uma honra pessoal, mas como uma conquista conjunta de todo o setor, de todos os produtores do Piauí, de toda a Aprosoja”, disse o presidente da Aprosoja no Piauí, Azir Aguiar Neto.

O técnico agropecuário Lívio Moura também recebeu a honraria e disse estar bastante feliz pelo reconhecimento. “São 30 anos dedicados à produção de frutas, e à agropecuária. Vejo essa honraria como uma coroação à dedicação a esse trabalho. Estou muito feliz”, relatou o profissional.

“Fazemos essas homenagens de todo o coração. Somos gratos pelo que cada um faz na sua aérea e pelos resultados que temos no setor agropecuário. Aproveito aqui para agradecer a participação dos 16 estados que estão participando da Expoapi tornando a maior feira de negócios do Nordeste. Desejo a todos que aproveitem esse evento com boas rodadas de negócios, com a qualificação”, disse o governador Wellington Dias.

Na oportunidade, o deputado federal Júlio César, que é o vice-presidente para região Nordeste da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), destacou o crescimento que o Brasil tem tido no setor agropecuário e a importância para o PIB brasileiro. “Fico feliz em participar dessa construção da política de resultado do setor”, disse o parlamentar.

Ele enfatizou que defende a diminuição de impostos no setor e que o Nordeste seja tratado de forma diferenciada pelo governo federal e disse que, apesar da diminuição na quantidade de cabeças de gado, o Piauí se destaca pela qualidade do produto. “O Nordeste convive com seis ou sete instabilidades climáticas por ano e não pode ser tratado da mesma forma que as outras regiões. Graças à tecnologia e à confiança que os investidores têm feito na nossa pecuária, o Piauí tem se tornando referência na pecuária brasileira”, comentou o deputado.

O parlamentar comemorou ainda o projeto de renegociação de dívidas para os pequenos e médios produtores. “Estão sendo renegociados os débitos até 2011 e isso vai permitir que esses produtores voltem a ter crédito e possam voltar a investir, já foram renegociados mais de 14 bilhões”, disse Júlio César.

“Meu entusiasmo com o Brasil e com o Piauí é muito grande, principalmente com conclusão da aprovação da Emenda Constitucional do marco regulatório na área de regularização fundiária. Vamos acelerar para que no Piauí 12 milhões de hectares sejam regularizados e que os produtores tenham segurança jurídica para investir e atrair investidores”, disse Wellington Dias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *