Escolas fazem desfiles cívicos nos bairros de Teresina

As escolas da 21ª Gerência Regional de Educação participam, nesta quinta-feira (05), do 32º Desfile Cívico Local comemorativo a Independência do Brasil. Ao todo, 10 mil alunos de 15 escolas desfilarão pela Avenida José Francisco de Almeida Neto (principal do Dirceu), a partir das 17h.

De acordo com a gerente da 21ª Gerência Regional de Educação (GRE), Walderice Carvalho, esse é um evento marcante, que envolve toda região Sudeste de Teresina.

“Essa está sendo uma experiência muito positiva, onde professores, diretores, funcionários e principalmente os estudantes se unem para a realização de um desfile que marca um momento grandioso para o nosso país. A luta pela independência do Brasil precisa ser lembrada todos os dias e pelas ruas vamos reafirmar o nosso compromisso em fortalecer ainda mais a data,” disse a gerente.

A ocasião contará com o apoio do Governo do Estado, Secretaria de Estado da Educação, Polícia Militar, SDU Sudeste, Fundação Monsenhor Chaves e Strans, além de toda a estrutura de banheiros químicos, grades de segurança e distribuição de água. A previsão é de 15 mil espectadores para o evento cívico.

Zona Norte

Toda a extensão da Avenida Rui Barbosa, no Bairro Matadouro, foi ocupada na manhã desta quarta-feira (4) para assistir à passagem do Desfile Cívico alusivo às comemorações da Independência do Brasil. O evento foi organizado pela 4ª Gerência Regional de Educação e 9º Batalhão da Polícia Miitar e reuniu escolas públicas, privadas, grupos comunitários e pelotões mirins em uma bela manifestação de amor à Pátria.
O momento envolveu 14 escolas e cerca de 8 mil alunos que passaram pela avenida apresentando vários dos programas e projetos desenvolvidos no ambiente escolar, além de temas contemplando as manifestações culturais, atualidade como os protestos que tomaram conta do país e os problemas sociais enfrentados ainda hoje.

O gerente da 4ª GRE, Tarcísio Soares, um dos organizadores da parada, revela que esse foi um dos mais belos desfiles dos últimos anos em que o evento é realizado. “Tudo foi feito com muito carinho e compromisso, com a ajuda de todos, comunidade escolar, comércio, governo e o apoio especial da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), todos engajados em realizar a verdadeira independência que só é possível através da educação”, enfatiza o gerente.

Tarcisio parabenizou ainda todos os envolvidos na bonita festa. “Essa região abre com grande estilo as comemorações do 7 de setembro. É muito gratificante ver no rosto dessas crianças, adolescentes e adultos a alegria e orgulho de mostrar o que é produzido dentro de suas escolas, bem como homenagear a independência de nossa Nação”, conclui.

A Unidade Escolar Benjmin Batista é uma das escolas que participou do desfile. Para o diretor Evandro Sousa, é um momento muito importante para os alunos, que se preparam o ano inteiro para a data. “Nós incentivamos os alunos nos preparativos para esse ato cívico que resgata tanto a história do Brasil, como a história da própria escola”, relata o diretor.

Desfilando pela Unidade Escolar Severiano Sousa, o pequeno Wendel Manoel, 11 anos, estava encantado com a apresentação deste ano. “Estou muito feliz, está tudo muito lindo e minha família está orgulhosa em me ver desfilando”, disse.

As escolas da 4ª GRE farão apresentações como essa em outro bairros e também na avenida Marechal Castelo Branco, no desfile oficial de 7 de setembro.