Cemitérios municipais se preparam para o Dia dos Finados

A Prefeitura de Teresina está realizando mutirões de limpeza e manutenção nos cemitérios públicos da cidade para receber a população no Dia dos Finados, em 2 de novembro. As equipes de zeladoria das Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs) de todas as zonas da capital estão trabalhando para oferecer mais comodidade aos visitantes.

Os cemitérios da zona Norte costumam receber cerca de 30 mil pessoas no feriado de Finados. Já na zona Sul, a expectativa é de 9 mil visitantes nos cemitérios. As ações de reparo e limpeza são feitas regularmente em todos os cemitérios da capital, mas são intensificadas em datas especiais, como Dia dos Pais, Dia das Mães e Dia dos Finados, diante do grande número de pessoas que passam pelos locais.

Na zona Norte, o primeiro a ser contemplado com os serviços foi o da Santa Maria da Codipi. No momento, estão recebendo trabalhos os cemitérios São João Batista, o São José, mais antigo da capital, Santo Antônio, no bairro Buenos Aires, com maior extensão da região e, por fim, será contemplado o Poty Velho, com pequenos reparos.

“Iniciamos os trabalhos pela parte interna dos cemitérios, com capina, varrição e limpeza geral. Agora, estamos nos concentrando nos reparos estruturais, com a pintura de muros, meios-fios, vistorias na iluminação e manutenção das partes administrativas”, explica o gerente de serviços urbanos da SDU Centro/Norte, José Pereira Neto.

Na zona Sudeste, os cemitérios do Renascença I e São Sebastião estão recebendo equipes de, aproximadamente, 45 homens para realizarem a limpeza e manutenção. Além disso, cerca de 20 funcionários, entre eles de limpeza, apoio e atendimento, estarão trabalhando durante os dois turnos no feriado.

“Nós iniciamos os serviços de limpeza na semana passada e até o feriado estaremos fazendo a manutenção. Na quinta-feira, as equipes de limpeza da SDU Sudeste voltarão aos cemitérios para fazer o recolhimento do lixo deixado pelos visitantes, como caixas de velas e garrafas de água mineral, dentre outros”, afirma o superintendente da SDU Sudeste, Evandro Hidd. O órgão informa também que as missas do cemitério do Renascença I acontecerão às 7h, 10h, 15h e 17h.

Na zona Sul, as equipes de limpeza estão atuando em todos os cemitérios: Dom Bosco, na Vermelha, Santa Cruz, na região do Promorar, e no cemitério do bairro Areias. No Dom Bosco, além da parte interna, também está sendo feita a limpeza das ruas no entorno.

Na zona Leste, a equipe de limpeza da Gerência de Serviços Urbanos da SDU também está providenciando os serviços de zeladoria dos três cemitérios da região: São Judas Tadeu, Santa Mônica e Mirante dos Morros. “Queremos garantir espaços mais limpos e preservados aos visitantes dos locais”, conclui o superintendente da SDU Leste, João Pádua.

Fonte: Ascom Prefeitura de Teresina