Comeca a 1ª etapa do Circuito Nacional de Handebol de Areia no Lagoas do Norte


Sol, areia e muitas jogadas. Teresina se transformou, neste sábado(14), na arena brasileira do handebol de areia. Começou no Parque Lagoas do Norte a primeira etapa do XIII Circuito Nacional do Handebol de Areia, realizado pela realizado pela Confederação Brasileira de Handebol (CBHB).

handbol de areia

São 15 equipes no total, sendo nove masculinas e seis femininas. O Piauí está representado por duas equipes masculinas e uma feminina, todas do Instituto Federal do Piauí (IFPI). Participam também equipes da Paraíba, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte.

Do masculino avançam às quartas de final os oito primeiros colocados, enquanto no feminino, os quatro melhores times seguem direto para a semifinal. Quartas, semi e final serão realizadas neste domingo(15), de 08h às 12h.

A técnica do time do Rio Grande do Norte, Ilane Kateline, ressaltou que a equipe quer levar de volta para o estado o título de campeã. “Este é o terceiro ano que a gente vem. Nos dois últimos fomos a equipe campeã e trabalhamos bastante para sairmos daqui novamente com esse feito”, declarou. Expectativa também compartilhada pela jogadora do time feminino do IFPI, Jaqueline Gomes. “Foram dias e dias de muito treino e viemos mostrar que somos capazes de um bom nível competitivo”, afirmou.

No handebol de areia a quantidade de atletas é menor do que no de quadra, sendo 10 jogadores ao total. Cada jogo conta com chamados dois sets de 10 minutos cada. As pontuações são diferenciadas. Gols de “pirueta” valem 2 pontos, assim como também gol feito pelo goleiro(a).

A competição, que vem sendo preparado desde dezembro de 2017, conta com a parceria da Prefeitura de Teresina, por meio do Programa Lagoas do Norte, e do IFPI.

Para o técnico da seleção brasileira de handebol de areia e diretor técnico da competição, Antônio Hermínio Guerra, o evento mais uma vez tem sido um sucesso, oferecendo a melhor estrutura para o desempenho dos atletas. “Embora não tenha praia, Teresina é propícia para esse esporte. No Parque Lagoas do Norte a quadra é de nível internacional, fora os ótimos atletas e toda a estrutura e o apoio logístico dos parceiros da competição”, destacou.

De acordo com a gerente do Parque Lagoas do Norte, Viviane Bandeira, a volta do circuito ao Parque é uma demonstração de capacidade de receber grandes competições. “É a segunda vez que o Parque Lagoas do Norte sedia uma etapa do Circuito Brasileiro de Handebol de Areia. Ser escolhido para sediar mais uma etapa é uma clara demonstração da credibilidade”, declarou.

 

Fonte: Ascom Prefeitura de Teresina