Coronel Rubens assume SSP e Plano Estadual de Segurança é apresentado


Foi realizada na manhã desta sexta (6), a solenidade de transmissão de cargo e posse do novo secretário de Segurança Pública, coronel Rubens Pereira. Na oportunidade, também foi apresentado o Plano Estadual de Segurança Pública, na sede do Batalhão de Rondas Ostensivas de Naturezas Especiais (BPRone).

novo secretario de segurança

O ex-secretário de Segurança Pública, deputado federal Fábio Abreu, repassou o cargo para o coronel Rubens Pereira e esclareceu que a troca de gestores não irá afastá-lo do compromisso com a Segurança Pública do estado. “Meu objetivo é colaborar com o Piauí em todos os aspectos e principalmente com a questão da Segurança Pública e é por isso que vamos estar em Brasília buscando de fato ações efetivas nessa área”, reforça Abreu.

O novo secretário de Segurança Pública, coronel da Polícia Militar, Rubens da Silva Pereira, de 53 anos, ressaltou seu compromisso com o novo cargo. “Agora em 2018, a intenção é priorizar a aquisição de equipamentos de forma emergencial para que melhore as condições de trabalho e a partir de 2019 a gente passe a executar as ações que demanda mais tempo, previstas no plano de segurança pública”, adiantou.

A vice-governadora do Estado, Margarete Coelho esteve na solenidade e recebeu a versão final do Plano Estadual e homenageou a todos os envolvidos na elaboração do Plano, que considera um ponto alto da Gestão. “Além de ser o primeiro do Estado, é um plano que se preocupa muito com os profissionais e suas condições de trabalho, diferente de tudo que se faz a nível de Brasil e também se preocupa com a prevenção, não se esquecendo em nenhum momento do enfrentamento a violência”, ressaltou.

Plano Participativo de Segurança Pública
Com o objetivo de construir, de forma participativa, o primeiro Plano Estadual de Segurança Pública a Secretaria de Segurança Pública do Piauí em parceria com a Secretaria de Planejamento (Seplan) e a Secretaria de Governo (Segov) com apoio do Programa das Nações Unidas de Desenvolvimento (PNUD), realizou nos 12 Territórios de Desenvolvimento do Piauí os Diálogos Territoriais: Segurança, participação e desenvolvimento sustentável do Território de Desenvolvimento.

Cada plenária aconteceu através da discussão em oficinas divididas em cinco eixos temáticos orientadas pelo texto base normativo: valorização do profissional de segurança pública; governança da segurança; segurança e participação social; prevenção social do crime e violência; segurança e desenvolvimento econômico.

Cada Território conhecia através do Núcleo de Estatísticas da SSP-PI o diagnostico criminal da região e ainda o Índice de Desenvolvimento Econômico e Social, demonstrado pela Fundação Cepro fomentando o debate e apontando as necessidades de cada região do Piauí. As plenárias foram realizadas nos seguintes Territórios e sedes: Entre Rios – sede Teresina,  Vale dos Rios Piauí e Itaueiras – Sede Floriano, Serra da Capivara – Sede: São Raimundo Nonato, Vale do Rio Canindé – Sede: Oeiras,  Cocais – Sede: Esperantina, Planície Litorânea – Sede: Parnaíba,  Guaribas – Sede: Picos, Vale do Itaim – Sede: Paulistana,  Chapada das Mangabeiras – Sede: Bom Jesus, Alto Parnaíba – Sede: Uruçuí, Carnaubais – Sede: Castelo do Piauí.

Confira o Plano Estadual de Segurança.

 

Fonte: CCom Piauí