Governador trata sobre dívida dos estados e segurança pública com presidente da Câmara


O governador Wellington Dias esteve em audiência com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, nessa terça-feira (03), em Brasília. No encontro, trataram sobre a regulamentação da securitização da Dívida Ativa dos Estados e sobre o Sistema Nacional de Segurança Pública.

governo trata sobre dividas da segurança

De acordo com o chefe do Executivo piauiense, foi uma audiência rápida e muito positiva. “Tivemos um posicionamento firme do presidente da Câmara que se comprometeu em encaminhar um pedido de apreciação de urgência. O projeto já foi aprovado no Senado Federal e está aguardando a votação da PLS 204, que trata sobre os recebíveis para que, de forma prática e ágil, possa garantir as condições de crédito para investimentos para estados, municípios e a própria União. Há um entendimento que há uma porta especial para que os estados e municípios tenham um receita, nessa relação com a iniciativa privada, agilizando o recebimento, inclusive com uma antecipação a partir do mercado”, comentou Wellington.

 

O Fundo Nacional de Segurança Pública também foi uma das pautas da reunião e governador disse que o presidente da Câmara afirmou que está trabalhando para que a votação aconteça em breve.

“É uma emergência no país. A violência é provavelmente o maior problema do país e precisa de uma resposta à altura. Por isso, estamos trabalhando para tirar o impedimento para que possa ser votado a criação de um fundo específico para essa área da segurança”, explicou Dias.

O governador piauiense disse que também será criado um Grupo de Trabalho para o combate ao crime de narcotráfico. “Precisamos de um Marco Regulatório para vencer este tipo de crime. A principal queixa são as baixas receitas para o combate, por isso precisamos de um fundo específico”, comenta Wellington.

 

Fonte: CCom Piauí