Piauí participará de evento nacional de Tecnologia em Fortaleza nesta segunda-feira (26)


O Governo do Piauí marcará presença no INOVAtic NE, através da Agência de Tecnologia da Informação do Estado (ATI). O evento acontecerá nesta segunda-feira (26) em Fortaleza, no Ceará e vai reunir as mais importantes empresas do setor de Tecnologia da Informação e de Telecomunicações (TICs) do país.

forum nacional tecnologia avelyno

O diretor geral da ATI, Avelyno Medeiros, antecipa um pouco da participação estadual no evento. “Vamos lá apresentar o que o Piauí já tem feito, falar um pouco sobre o projeto Piauí Conectado, apresentar isso para todos os presentes e claro, dentro do contexto de desenvolvimento econômico e social do estado. Nós sabemos que, hoje, há estudos realizados mundialmente que mostram que o desenvolvimento está associado também a instalação de banda larga nas localidades. É dentro desse contexto que vamos falar sobre o Piauí Conectado nesse evento em Fortaleza”, explicou.

A participação de Medeiros será no Painel 1, que deve iniciar às 9h e vai discutir a temática “A infraestrutura de banda larga no Nordeste. Parcerias e compartilhamento. Quais os gargalos?”. A discussão será mediada pela diretora da Momento Editorial, Lia Ribeiro e contará ainda Artur Coimbra, ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), entre outros.
Ainda durante o evento serão abordadas pautas como a chegada dos cabos submarinos que vão incrementar a rota de comunicação da América Latina, nova economia digital, internet e soluções para corporações e administração pública.

Fórum Futuro do Nordeste
Na última quinta-feira (22), o governador Wellington Dias participou do Fórum Futuro Nordeste, também em Fortaleza, onde falou sobre o potencial da região para negociar diretamente com a Europa e Estados Unidos em um painel sobre Produção Industrial. Na ocasião, o coordenador do programa de banda larga do Ministério da Ciência e Tecnologia, Marcelo Romão, destacou o Piauí como o estado que mais cresceu nos últimos dois anos com relação ao acesso à internet, ficando em primeiro lugar do Nordeste e em terceiro do país, segundo dados citados com base no Pnad 2016.

forum nacional tecnologia