Novos membros do Conselho de Assistência Social serão empossados nesta quarta (28)


Tomam posse, nesta quarta-feira (28), no Salão Nobre da Prefeitura de Teresina, os novos representantes do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi). A nova gestão conta com 14 membros, contando com representantes da sociedade civil, secretarias municipais e associações.

O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) tem, entre as funções, analisar e aprovar a Política de Assistência Social; normatizar as ações e regular a prestação de serviços de natureza pública e privada no campo da assistência; examinar e aprovar a proposta orçamentária da Assistência Social; monitorar as ações da rede socioassistencial e das instituições que estão no conselho, entre outras.

“A cada dois anos ocorre a eleição. E esse processo é importante, pois fortalece o papel do controle social, em todos os âmbitos e fortalecimento da política de assistência social. Além de garantir um assento da sociedade civil. Como presidente, temos um órgão governamental e como vice, alguém da sociedade civil”, destaca Stephanie Santos, secretária-executiva do CMAS.

As secretarias que compõe o conselho são: além da Semcaspi; Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec); Secretaria Municipal de Educação (Semec); Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (Semplan); Secretaria Municipal da Juventude (Semjuv); Fundação Municipal de Saúde (FMS) e Secretaria Municipal de Finanças (Semf).

As instituições que farão parte do conselho são: Conselho Regional de Serviço Social (Cress–PI); Ação Social Arquidiocesana (ASA); Fazenda da Paz; Fundação Viver com Dignidade; Centro da Juventude Santa Cabrini e Associação Norte Brasileira de Educação e Assistência Social (ANBEAS). O CMAS está localizado na Rua Coelho Rodrigues, nº 954, no edifício do Cenajus.
Confira a lista da nova Mesa Diretora do Conselho:

– Luíza de Marilac Lima da Silva – Presidente e representante da Semcaspi;

– Denise Alves Moura – Vice-presidente e representante do Centro da Juventude Santa Cabrini;

– Maricildes da Silva – 1° secretária e representante da Fundação Viver com Dignidade;

– Marlene Santana do Nascimento – 2° secretária e representante da SEMEC.

 

Fonte: Prefeitura de Teresina