Saúde inicia Mutirões de Cirurgias Pediátricas neste sábado (10)


A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) inicia, neste sábado (10), mais uma etapa do Mutirão de Cirurgias Eletivas, desta vez, na especialidade pediatria. O Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano, abre o calendário, atendendo 90 crianças, seja com consultas, seja com cirurgias.  Em todo o Piauí, os mutirões devem atender mais de mil crianças, com consultas, exames e procedimentos cirúrgicos, em dois meses de execução do projeto, em dez hospitais da rede estadual.

A realização dos mutirões é uma estratégia do Governo do Estado em descentralizar a assistência para o interior e responder, de forma rápida e resolutiva, os pacientes que necessitam por procedimentos cirúrgicos, como geral e pediátrico, de acordo com as demandas dos municípios.

“Nós sabemos que a fila de pacientes aguardando uma cirurgia pelo SUS incomoda a todos nós, mas sabemos também que, quando vemos crianças numa fila, essa preocupação é ainda maior, por isso, tomamos essa medida de realizarmos o Mutirão de Cirurgias Pediátricas, conforme a relação das secretarias municipais de Saúde e que foram discutidas com os gestores, em cada regional e com os diretores dos hospitais”, explica Florentino Neto, secretário de Estado da Saúde.

O gestor estará em Floriano neste sábado (10) para acompanhar a realização do Mutirão no Hospital Regional Tibério Nunes que, no primeiro dia, deve atender 90 crianças, sendo 20 com cirurgias e 70 com consulta ambulatorial, para posterior agendamento do procedimento, de acordo com o calendário do hospital.

Calendário do Mutirão de Cirurgias Eletivas Pediátricas

Hospital Regional Tibério Nunes – Floriano
Dia 10 (primeira etapa): 20 cirurgias pediátricas e 70 consultas

Hospital Regional Deolindo Couto – Oeiras
Consultas: dias 10 e 24 de março
Cirurgias: dias 11 e 25 de março

Hospital Regional Gerson Castelo Branco – Luzilândia
Consultas: dia 11 de março

Hospital Regional Manoel de Sousa Santos – Bom Jesus 
Consultas: dias 15 e 22 de março
Cirurgias: dias 16 e 23 de março

Hospital Regional Dr. João Pacheco Cavalcante – Corrente 
Consultas e cirurgias: dias 17 e 18 de março

Hospital Regional de Campo Maior 
Consultas e cirurgias: dias 23 e 24 de março

Hospital Regional Teresinha Nunes de Barros – São João do Piauí
Consultas: dia 17 de março
Cirurgias: dias 18 e 19 de março

Hospital Estadual Dirceu Arcoverde – Parnaíba
Consultas: dias 06, 13, 20 e 27 de março
Cirurgias: dias 07, 08, 14 e 15 de abril

 

Fonte: CCom Piauí