Governo propõe projeto piloto de habitação com financiamento de Fundo Europeu


O governador Wellington Dias participou de audiência com o presidente da Caixa Econômica Federal, Gilberto Occhi, nessa quarta-feira (7), em Brasília, onde chegaram aos entendimentos que garantem as condições para a implementação de um projeto piloto na área de habitação no estado do Piauí, com a utilização de um Fundo Europeu.

De acordo com o chefe do Executivo piauiense, esses são resultados da sua viagem a Portugal e Espanha. “Lá tivemos um entendimento da utilização desse fundo, que tem por objetivo garantir condições de uma alternativa em que a taxa de remuneração do fundo seja semelhante ao do Minha Casa Minha Vida. Com isso, vamos fazer uma experiência piloto utilizando o cadastro de servidores públicos, onde há a garantia do desconto em folha de pagamento por isso, com baixa inadimplência”, explicou Wellington.

Para o governador, ter a Caixa como agente financeiro pode abrir caminhos para todo o Brasil. “Estamos falando de um contrato de aproximadamente R$ 50 milhões, para garantir a construção de aproximadamente 300 unidades habitacionais, em padrão compatível, inicialmente em Teresina. O objetivo é fomentar a geração de emprego e renda, multiplicando os recursos que temos. No Brasil todo, foram cerca de 700 unidades habitacionais e, no Piauí, cerca de 4 mil unidades, com o Minha Casa Minha Vida. Mas, além disso, estamos trabalhando uma alternativa com esse Fundo Europeu, junto à equipe da Caixa, nossa Agência de Desenvolvimento Humano (ADH) e nossa equipe de governo”, destacou Dias.

 

Fonte: CCom Piauí