Strans apresenta o Inthegra e explica mudanças em corredores exclusivos


Foi lançado durante café da manhã nesta terça-feira (06), o Inthegra. O prefeito Firmino Filho e o superintendente municipal de Transportes e Trânsito, Carlos Daniel, apresentaram como será o funcionamento do novo sistema de transporte público que passará a funcionar, de forma diária, na região sul da cidade a partir do próximo dia 17.

O Inthegra inicia o funcionamento nos dias úteis pelo Corredor Sul, que é composto pelas Avenidas Barão de Gurguéia, Henry Wall de Carvalho, Miguel Rosa e Prefeito Wall Ferraz juntamente com os Terminais do Bela Vista, Parque Piauí. Passará a funcionar também diariamente o Terminal do Itararé, na zona sudeste.

O superintendente da Strans, Carlos Daniel, explicou que as viagens se tornarão mais rápidas porque os ônibus percorrerão todo o trajeto na faixa exclusiva, sem concorrer com os carros e motos. “Todos os ônibus sairão dos bairros e virão para os terminais de integração. Daí, por um corredor exclusivo, sem conflito com os veículos particulares, irão até o centro. Com isso, o novo sistema irá proporcionar agilidade e conforto para o passageiro”, disse.

Daniel reforça que novos ônibus serão colocados na frota para atender às necessidades dos corredores, são carros maiores e com ar condicionado. “Esperamos que o novo sistema atraia a população para utilizar o serviço, por isso estamos trabalhando para que as pessoas passem a utilizar o sistema com mais frequência”, comentou.
Além do terminal do Bela Vista e do Parque Piauí, também o Terminal do Itararé irá funcionar durante a semana. “O Terminal do Itararé tem algumas linhas que passam pelas Avenida Barão de Gurgueia e Miguel Rosa, por isso é necessário que esse terminal também funcione nos dias úteis”, acrescentou.

O superintendente reforça que esse é um processo de mudança muito radical no sistema de transportes públicos de Teresina, mas que precisa ser feito. “Sabemos que é uma mudança grande, e exatamente, por isso precisamos estar sempre monitorando para que o sistema funcionar da melhor maneira possível”, finalizou.
Funcionamento das linhas alimentadoras e troncais
A linhas que saem dos bairros (alimentadoras) irão até os terminais. As que saem dos terminais e vão para o centro são denominadas de troncais. “O novo sistema dará mais agilidade para aos ônibus. Nos terminais, as pessoas terão mais opções de transportes para o centro da cidade. As linhas troncais passarão pelos corredores exclusivos nas Avenidas Barão de Gurqueia, Miguel Rosa e Maranhão. A nossa expectativa é que a redução do tempo de viagem traga mais conforto e comodidade para os usuários dos transportes públicos”, acrescentou.

Daniel reforça ainda que todos os ônibus que fazem as linhas troncais são com ar condicionado e a estações para passageiros também são climatizadas. “O nosso objetivo é proporcionar um transporte público mais ágil e eficiente. Agora com os corredores exclusivos os ônibus terão preferência no trânsito, com isso eles não terão obstáculos, exceto, com os semáforos, que terão ao longo dos corredores, mas esses equipamento já tiveram o tempo ajustado para beneficiar os transportes públicos”, enfatizou.

 

Fonte: Ascom Prefeitura de Teresina