Prefeitura inicia primeiro censo previdenciário de Teresina


O Prefeito de Teresina, Firmino Filho, realizará amanhã (1) a abertura do primeiro Censo Previdenciário, funcional e financeiro do município de Teresina. O evento acontecerá às 11h, no Salão nobre do Palácio da Cidade. O censo tem a finalidade de atualizar e complementar as informações pessoais dos mais de 23 mil servidores ativos, aposentados, pensionistas e empregados públicos da ativa, todos vinculados ao município.

O recadastramento previdenciário, além de medida de gestão, dá cumprimento às exigências impostas pela normatização infraconstitucional, como o art. 3° da Lei Federal 10.887, de 18 de junho de 2004, o qual determina a realização de atualizações a cada 05 (cinco) anos das informações pessoais dos servidores e beneficiários dos institutos de previdência brasileiros.

Segundo o presidente do Instituto de Previdência do Município de Teresina (IPMT), Paulo Dantas, “o objetivo desta ação é criar um banco de dados atualizado e completo dos participantes do IPMT, permitindo, inicialmente, o equilíbrio financeiro e atuarial do Instituto, e, sobretudo, a gestão eficaz dos recursos arrecadados dos servidores e da sociedade”, enfatizou.

O censo previdenciário terá início em 01 de março de 2018 e término em 15 de junho de 2018, e será desenvolvido em duas fases. Na primeira fase, que ocorrerá entre os dias 01 de março e 07 de abril de 2018, os servidores públicos de Teresina deverão realizar atualização prévia online de suas informações, acessando o link do formulário eletrônico do Censo Cadastral 2018, a ser disponibilizado no sítio eletrônico http://ipmt.teresina.pi.gov.br.

Já na segunda fase, que se desenvolverá entre os dias 09 de abril e 15 de junho, terá início com a validação dos dados cadastrais informados na primeira fase pelos próprios servidores públicos do Município de Teresina, mediante a apresentação obrigatória dos documentos originais nos postos de atendimento.

 

Fonte: Ascom Prefeitura de Teresina