Cepro lança Biblioteca Piauiense Prof. Raimundo Santana


A Fundação Centro de Pesquisas Econômicas e Sociais do Piauí (Fundação Cepro) firma parceria com a Universidade Federal do Piauí (UFPI) e a Academia Piauiense de Letras (APL) para a execução do projeto “Biblioteca Piauiense Professor Raimundo Nonato Monteiro de Santana”. A assinatura da parceria será na segunda-feira (26), às 8h30, no Palácio de Karnak.

O objetivo desse convênio é contribuir para a divulgação e acesso a obras sobre a realidade socioeconômica, política e cultural do Piauí, resgatando publicações esgotadas ou viabilizando a edição de obras nunca publicadas. A biblioteca será composta por quatro séries: Ensaios Pioneiros, Estudos Contemporâneos, Teses e Dissertações, bem como a Obra Completa do Professor Santana.

Segundo o presidente da Fundação Cepro, Antonio José Medeiros, o projeto é uma homenagem ao prof. Raimundo Santana. “O professor Santana foi escolhido para nomear a biblioteca por dois motivos principais: por eu considerá-lo o primeiro intelectual moderno do Piauí, que rompe um pouco com aquela retórica do bacharelismo e passa a trabalhar com métodos de pesquisa mais modernos. Em segundo lugar, por ter sido um empreendedor cultural, pois sempre se preocupou em incentivar a realização e a publicação de livros”, explicou Medeiros.

Na ocasião também será lançado o primeiro volume da biblioteca, a obra: O Desenvolvimento Econômico Nacional na Teoria Econômica Geral, de autoria do prof. Santana, tese apresentada no concurso de professor catedrático da Faculdade de Direito do Piauí, em 1957.

Os livros vão ter versão impressa e digital, que estará disponível nos sites da Cepro, da APL e da UFPI. A versão impressa será distribuída para as bibliotecas das várias instituições de ensino superior e de ensino médio do Piauí e também para as bibliotecas públicas municipais. As pessoas interessadas no livro impresso deverão procurar uma das três instituições para aquisição.

 

Fonte: CCom Piauí