Firmino apresenta diretrizes do Plano Diretor a ex-secretários de Planejamento


O prefeito Firmino Filho esteve reunido, na manhã desta quinta-feira (22), com os ex-secretários municipais de Planejamento. Durante o encontro, foram apresentadas e discutidas as diretrizes do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT), que está em processo de revisão e atualização.

firmino plano diretor

Durante o encontro, foram apresentados os instrumentos urbanísticos que irão estimular o crescimento e fortalecimento de Teresina nos próximos anos. Um dos objetivos é estimular o surgimento de novas centralidades próximas aos corredores de ônibus e terminais de integração. E, a partir das diretrizes, tornar a cidade mais densa, com menor necessidade de deslocamentos e mista, com áreas onde comércio, serviço e moradia possam conviver.

“Nós temos várias iniciativas de planejamento, que passam pela discussão do estilo de crescimento da nossa cidade, casada com a estrutura de transporte, de drenagem. São discussões importantes e que estão na pauta da cidade. E pensar em um modelo de crescimento urbano é definir um modelo para que ela se torne mais compacta, mais humana”, disse Firmino Filho durante o encontro.

O secretário municipal de Planejamento Urbano, Erick Amorim, lembrou que a revisão do PDOT vem sendo feita desde o ano passado, através do Fórum Teresina Participativa, onde foi dado o pontapé para a participação popular.   “ O Plano Diretor é uma construção coletiva. Ouvimos a população sobre o que ela quer para a cidade do futuro e agora estamos percebendo a percepção de quem está de fora e que, em algum momento, deu sua contribuição para cidade de Teresina”, disse.

O plano definirá o planejamento urbano e a gestão territorial e os acessos aos novos instrumentos, diretrizes e mecanismos legais de política urbana, que permitem o desenvolvimento equilibrado e sustentável da cidade.

“Foi uma reunião bastante produtiva, pois pudemos dar contribuições para esse plano que está sendo elaborado. Teresina é uma cidade feita por todos nós. Nesse sentido, a participação nossa e da população como um todo é importante, pois ela é quem vai dizer o que quer para os próximos anos”, resumiu o ex-secretário de Planejamento, Felipe Mendes.

Além de Mendes, participaram da reunião os ex-secretários Cesar Fortes, João Alberto Sousa, George Mendes e Augusto Basílio. Técnicos da administração municipal e ex-secretários executivos da Secretaria de Planejamento também estiveram no encontro.

Audiência pública

No dia 9 de março, a Prefeitura de Teresina realizará a primeira audiência pública do Plano Diretor de Ordenamento Territorial. O evento acontece a partir das 7h30 e segue até as 17h30 no Centro de Formação Professor Odilon Nunes, no bairro Marquês, zona Norte.

Na audiência, serão apresentadas e discutidas as diretrizes gerais que devem orientar o PDOT. As inscrições para audiência estão abertas e devem ser feitas pelo site da Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (semplan.teresina.pi.gov.br).

 

Fonte: Ascom Prefeitura de  Teresina