Inscrições para bolsa de estudos no Japão são realizadas no Centro de Formação Odilon Nunes


O Governo Japonês está oferecendo bolsas de estudos para estudantes pesquisadores em 2019. Em Teresina, as inscrições podem ser feitas no Centro de Formação Odilon Nunes, no Marquês, zona Norte, onde funciona o Centro Piauiense de Cultura Japonesa. O prazo de inscrição é até maio deste ano.

A bolsa contempla todas as áreas de pós-graduação e oferece passagens aéreas, gratuidade de estudo e pesquisa na universidade, alojamento especial, seguro de saúde e acidente, além de recurso mensal para despesas pessoais. Para participar, é preciso ser brasileiro(a), ter curso superior concluído ou à concluir em 2018, ter até 34 anos e possuir bom conhecimento da língua inglesa ou japonesa.

Os interessados devem preencher um formulário próprio e entregar junto com o plano de estudo, diploma ou certificado da universidade, histórico escolar da universidade, oito fotografias 3×4 recentes, formulário de recomendação (próprio) e certificado de saúde (próprio). Os candidatos recomendados pelo Piauí e aceitos pelo Consulado do Japão participarão de prova escrita da língua inglesa e entrevista no mês de junho, em Belém. Os que apresentarem resultados favoráveis serão recomendados ao Monbukagakusho, em Tokyo, Japão.

Os candidatos aprovados em todas as etapas seguirão para o Japão no mês de abril ou outubro de 2019, permanecendo até março de 2021, data de vigência da bolsa.

 

Fonte: Ascom Prefeitura de Teresina