Estão abertas as inscrições para 21ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica


As inscrições para a 21ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) estão abertas desde a semana passada, dia 07 de fevereiro, e se encerram no dia 18 de março. Estudantes do ensino fundamental e médio, de escolas públicas e privadas, podem participar. O cadastro deve ser feito pelo site: www.oba.org.br.

olimpiada de astronomia

No dia 18 de maio, ocorrerá a única fase da competição: os candidatos farão uma prova de dez questões (sete de astronomia e três de astronáutica), principalmente sobre raciocínio lógico. São quatro níveis de dificuldade – três para o ensino fundamental e um para o médio. Na mesma data deve acontecer também o lançamento de foguetes, pelos estudantes de escolas que irão participar da 12ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG).

Em 2017, cerca de 40 mil medalhas foram distribuídas. Foram, no total, 665.131 participantes no Brasil. Em Teresina alunos de escolas municipais conquistaram 108 medalhas, sendo 23 de ouro, 47 de prata e 38 bronze.

O primeiro contato dos estudantes da Rede Municipal de Teresina com a Astronomia e a Astronáutica é através do Programa Cidade Olímpica Educacional (COE), que promove aulas de aprofundamento em disciplinas específicas aos sábados. Com laboratório para as experiências e simulados baseados nas principais competições de conhecimento, o Programa prepara campeões para chegarem cada vez mais longe.

Os melhores classificados na OBA desse ano representarão o país nas Olimpíadas Internacionais de Astronomia e Astrofísica e na Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica de 2019. Também poderão concorrer a vagas nas jornadas espaciais – palestras de especialistas em São José dos Campos (SP).

Material de estudo

Os candidatos podem se preparar para a prova pelo aplicativo “Simulado OBA”, disponível para celulares, tablets e computadores. No site da olimpíada, há vídeos explicativos, além de provas e gabaritos das edições anteriores.

 

Fonte: Ascom Prefeitura de Teresina