Prefeitura decreta ponto facultativo para o carnaval


O prefeito Firmino Filho decretou ponto facultativo nos dias 12, 13 e 14 de fevereiro. O decreto é em alusão às festividades de carnaval e a quarta-feira de cinzas. O decreto exclui os serviços públicos considerados essenciais e de interesse público, como hospitais, limpeza pública e iluminação.

No decreto, o prefeito destacou que o carnaval é, por excelência, uma tradicional festa popular na qual todos se integram. “Dentro de suas atribuições, a Prefeitura incentiva a realização da difusão das manifestações culturais e é por isso que, em datas como essa, decretamos o ponto facultativo”, pontuou.

O prefeito lembrou que esse ano não haverá desfiles das escolas de samba, mas que mais de 40 blocos receberam apoio da Prefeitura para levar a diversão para os foliões em todas as regiões da cidade.

Apesar do ponto facultativo, os atendimentos de urgência e emergência dos hospitais públicos municipais de Teresina funcionarão normalmente durante o feriado de Carnaval. O Hospital de Urgência de Teresina (HUT) também funcionará normalmente com equipes de reforço. A área administrativa da Fundação Municipal de Saúde (FMS) volta com expediente normal na quinta-feira, dia 15 de fevereiro.

Por conta do feriado, as Unidades Básicas de Saúde (UBS), salas de vacina e a parte ambulatorial dos hospitais (marcação de consultas e exames) só voltam a funcionar na quarta-feira (14), após o meio dia. O Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo, por fazer parte da rede de atendimentos ambulatoriais volta a atender normalmente no dia 15 de fevereiro.  Já as maternidades da rede municipal funcionarão normalmente para internações. Os setores de vacina e exames laboratoriais funcionam em regime de plantão, no horário das 7h às 19h. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) funcionará normalmente com médicos reguladores, operadores de rádio e telefonistas auxiliares de regulação médica, enquanto a equipe do Centro de Zoonoses estará de plantão para recolhimentos de cães, gatos e atendimentos clínicos.

Clique aqui para ver o decreto

Fonte: Ascom Prefeitura de Teresina