Casa de Cultura de Corrente ganha reforma e será reaberta neste mês


O Centro Cultural Coronel Benjamim José Nogueira, em Corrente, ganhou reforma e será reaberto em fevereiro. O auditório da Casa de Cultura foi transformado num teatro, com novas poltronas, além de som e iluminação. Os banheiros e os camarins também foram modernizados.

O Centro Cultural, inaugurado em 1986, ganhou adequações na cobertura, pintura externa e interna, além de reforma na parte hidráulica e elétrica do prédio. Quase R$ 322 mil foram investidos na reforma e modernização da casa, pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e do Sistema de Incentivo Estadual à Cultura (Siec).

A plataforma elevatória, que garante o acesso de cadeirantes, também ganhou manutenção e voltou a funcionar. A biblioteca e o museu foram modernizados com mobiliário e climatização. A fachada da Casa de Cultura ganhou iluminação em LED.

“A parte mais difícil já foi solucionada, que era o telhado. Havia um problema nas calhas e quando chovia inundava completamente o auditório. Um engenheiro acompanhou os trabalhos e o problema foi resolvido. Outro problema solucionado foi o elevador, que havia funcionado apenas uma vez e uma equipe técnica, vinda de São Paulo, fez a correção do equipamento, que já está em funcionamento”, afirma o secretário de Estado da Cultura, Fábio Novo, durante visita ao espaço.

Segundo ele, a reforma ainda contempla a construção de um café-bar, que deve sediar lançamentos de livros, exposições e outros eventos culturais da cidade. Com a estruturação do espaço, Corrente entra na rota dos espetáculos já realizados pela Secretaria da Cultura por todo o estado. A cidade já recebe, desde o ano passado, o projeto Boca da Noite, e, com a entrega da Casa de Cultura, deverá sediar também o projeto Seis e Meia, com shows de artistas nacionais.

A reforma garante a preservação do patrimônio das casas mantidas pelo Governo do Estado, por meio da Secult. Desde 2015, foram reformadas seis casas na capital, incluindo o Museu do Piauí – Casa de Odilon Nunes e o Complexo Cultural Club dos Diário/Theatro 4 de Setembro.

Ainda em Teresina, duas obras estão em execução, sendo uma na Central de Artesanato Mestre Dezinho e a outra na sede da Escola Técnica Estadual de Teatro Gomes Campos. No interior, a Secult entregou reformas em Oeiras, Floriano e Pedro II. Além disso, há obras em execução nas cidades de União e Parnaíba.

Fonte: Governo do Estado