Piauí lança Carteira de Habilitação Digital


A partir da próxima semana, a carteira Nacional de Habilitação (CNH) de milhares de piauienses poderá ser emitida de forma digital, por meio de aplicativos para celular e dispositivos móveis. A ação é fruto de trabalho do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI) e da Agência de Tecnologia da Informação (ATI) .

cnh digital

A informatização da CNH segue orientação do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), que estabeleceu o mês de junho como data limite para que todos os Detrans do país oferecerem a opção de emissão digital do documento. O Detran Piauí antecipou a ação e vai oferecer oferecer o serviço a partir da próxima semana.

“O interessado deverá acessar o site do Denatran e fazer um cadastro. A pessoa receberá uma senha no seu e-mail. Em seguida, irá baixar o aplicativo no celular e, depois, com a senha, terá acesso à sua CNH digital, que é opcional e custará menos que a física”, explicou o diretor-geral do Detran-PI, Arão Lobão.

Ligado à base de dados por um sistema seguro com códigos de segurança, a informatização da CNH também evitará falsificações. “O lado bom bom para Piauí e para o país é ter as condições de evitar fraudes, com um sistema digital que permite uma maior segurança para o usuário. Estamos trabalhando da mesma forma para modernizar a área da carteira de identidade”, adiantou o governador Wellington Dias.

Passo a passo
Para adquirir a CNH-e, o habilitado deve se cadastrar no site do Denatran. Após finalizar o cadastro, um link de ativação será enviado para o e-mail do usuário, que deve ser acessado e confirmado no aparelho em que a CNH-e será salva. Em seguida, é necessário baixar o aplicativo “CNH Digital”, disponível para os sistemas operacionais Android e IOS, digitar a senha cadastrada no portal, o CPF, o código ativação e informar o PIN (pode ser escolhido qualquer número).

Depois desse registro, a CNH-e é exportada para o aparelho. Para garantir a segurança das informações, o código PIN (senha) será exigido todas as vezes em que o acesso ao documento for requisitado. O sistema ainda permite o bloqueio do aplicativo caso o celular seja extraviado.

Informatização do RG
Com um sistema pronto, o Piauí está prestes a se juntar ao seleto grupo de estados brasileiros que informatizaram o sistema de identificação através do Registro Geral (RG). Por meio de um projeto conjunto entre a Agência de Tecnologia (ATI) e a Secretaria de Segurança o Estado deve lançar o projeto nas próximas semanas.

“Toda captura será no padrão de polícia Federal, FBI, Interpol, o mesmo padrão que o Piauí vai adotar, inclusive com reconhecimento facial. Estamos finalizando os detalhes com a secretaria de segurança, o sistema está pronto, o pessoal está treinando, é só uma questão de agendar a pauta de lançamento”, informou Avelino Medeiros, diretor da ATI.

 

Fonte: CCom Piauí