Ceir participa do 1º Mutirão de Atendimento a Crianças com Microcefalia em Teresina


 

Com objetivo de somar esforços no acompanhamento e tratamento de crianças com microcefalia, uma equipe de profissionais do Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) esteve presente no 1º Mutirão de Atendimento a Crianças com Microcefalia, na sede do Instituto de Perinatologia da Maternidade Dona Evangelina Rosa, nesse sábado (25).

O evento organizado pelo Comitê Gestor da Microcefalia do Estado atendeu dezenas de crianças com microcefalia e suas famílias. Foram realizadas consultas e exames pediátricos, oftalmológicos, nutricionais e fisioterapêuticos, além de verificação do peso, altura e perímetro cefálico.

Durante os atendimentos, as crianças puderam brincar com palhaços e também fazer ensaios fotográficos com familiares através do Projeto Macro Amor.

O presidente Voluntário da Associação Reabilitar – Instituição Social Gestora do CEIR, Benjamim Pessoa Vale, destaca que essa ação junta esforços para o tratamento das crianças com microcefalia.

“Esse mutirão busca melhorar essa integração de órgãos e instituições para que a gente saiba como está o acompanhamento dessas crianças, saber como está o desenvolvimento psicológico, motor e como estão as famílias diante das adversidades. Isso vai nos integrar ainda mais para oferecer os acompanhamentos de que elas tanto precisam, para que haja o desenvolvimento social, econômico e humano dessas crianças”, destaca.

O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, lembra que o Estado possui 121 crianças com microcefalia, sendo 113 confirmadas e outras oito em processo de investigação, em 54 municípios piauienses. O gestor afirma que o Piauí tem se destacado pelas ações empreendidas no combate à microcefalia.

Fonte: Governo do Piaui