Incêndio atinge parte da área do Parque Floresta Fóssil em Teresina


Um incêndio de grandes proporções atinge a região do parque nacional da Floresta Fóssil, na zona Leste de Teresina (PI). O fogo começou a se propagar no início da tarde desta quinta-feira (9).

O Corpo de Bombeiros foi ao local com um caminhão e uma viatura para trabalhar no combate às chamas na margem direita do rio Poti, ao lado do parque Potycabana.

Com a mata seca, o fogo se alastra com facilidade pela área do parque, que abriga troncos petrificados de milhares de anos.

Os bombeiros têm dificuldades para controlar o fogo por conta do vento, que acaba levando as chamas para áreas ainda não atingidas. De acordo com a sargento Cássia, foi feito um aceiro. Por conta do vento, algumas chamas conseguiram ultrapassar a área. Mesmo assim, os brigadistas afirmam que o fogo está controlado.

O comandante da Guarda Municipal de Teresina, capitão Monteiro, também foi ao local e informou que as chamas não chegaram a atingir a região onde estão as árvores petrificadas, e que graças a agilidade dos bombeiros foi possível evitar que elas atingissem o local.

“Ainda não é possível dizer o que provocou as chamas, mas há várias possibilidades, pois até mesmo caco de vidro deixado aqui pode esquentar e queimar a vegetação seca”, afirma o comandante.

Pesca ilegal
O capitão Monteiro acrescenta que já foram flagradas pessoas pescando na margem do rio Poti. Segundo ele, a ação é proibida sob pena de multa para quem for flagrado.

“Passando por aqui mais cedo, vistoriamos, mas não vimos nenhuma movimentação. Ressaltamos que caso a pessoa seja flagrada pescando por aqui é aplicada uma multa”, concluiu.

 

Fonte: Cidadeverde.com