Balé da Cidade de Teresina encerra programação do Outubro Rosa na Defensoria Pública


O Balé da Cidade de Teresina encerrou as atividades do Outubro Rosa na Defensoria Pública do Estado do Piauí. A apresentação ocorreu no pátio externo do Núcleo Central da instituição e contou com uma plateia formada por assistidos, servidores, estagiários e defensores públicos.

bale da cidade

O balé apresentou o espetáculo “Fuá”,  que traduz o imaginário das festas populares e a alegria de ser brincante da cultura universal. A companhia é mantida pela Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Cultural Monsenhor Chaves, e vem, há mais de 24 anos, contribuindo para a produção da dança contemporânea no Piauí. O espetáculo apresentado na Defensoria Pública contou com a direção de Francisca Silva; coordenação artística de Janaína Lobo, figurinos de Adriano Abreu e coreografia de José Nascimento.

Durante todo o mês de outubro, a Defensoria Pública realizou atividades voltadas para a Campanha Outubro Rosa, de combate e prevenção ao câncer de mama. As pessoas assistidas pela instituição tiveram a oportunidade de participar de palestras ministradas por profissionais capacitadas para abordar o tema, oportunidade em que puderam esclarecer dúvidas. Também foi feita a distribuição do Laço Rosa entre servidores, defensores, estagiários e assistidos pela Defensoria. O site da instituição adotou a cor rosa durante todo o mês, em uma referência ao tema da campanha. Todas as atividades foram realizadas por meio do Centro de Apoio Multidisciplinar da Defensoria, que conta com as assistentes sociais Valéria Miranda de Araújo e Mercês Krystine Araújo Silva.

Após a apresentação do Balé da Cidade de Teresina, a secretária da companhia, Julianne Ferreira, agradeceu a recepção na Defensoria Pública. “É muito gratificante chegar a uma instituição e ser acolhida dessa forma calorosa”, disse.

A assistente social da DPE-PI Valéria Araújo  fez uma avaliação das atividades realizadas durante outubro. “Chegamos ao fim do mês e a sensação é de dever cumprido. O Serviço Social apresentou uma programação à Defensoria como proposta piloto e a instituição como um todo, assim como os assistidos, responderam de forma belíssima. Não podíamos ter finalizado nosso Outubro Rosa de outra forma que não fosse com cultura e arte, por isso, nosso muito obrigada aos nossos parceiros que trouxeram importantes discussões sobre o tema, obrigada à dra. Hildeth Evangelista pelo apoio, à assistente social Krystine pela parceria e o meu muito obrigada a todos  e todas que por alguns minutos deixaram seus afazeres para prestigiar as atrações. Que venha o Novembro Azul. Contamos com vocês”, pontuou Valéria.

“Acreditamos na importância do engajamento em ações voltadas para a valorização da vida e da saúde. Com a realização desses eventos durante o mês de outubro, procuramos contribuir para alertar sobre a necessidade de prevenção e o tratamento do câncer de mama, que infelizmente acomete um número significativo de mulheres todos os anos. Sabemos que esse alerta não pode se resumir apenas a um mês, por isso mesmo estaremos sempre buscando proporcionar aos seus assistidos meios e opções para que tenham melhor qualidade de vida, o que é extensivo a todos os servidores, estagiários e defensores públicos que fazem a Defensoria Pública do Estado do Piauí”, afirma a defensora pública geral, Hildeth Evangelista.

 

Fonte: CCom Piauí