Serviço de Auxílio ao Surdo é apresentado em Teresina


Nessa quarta-feira (30), foi apresentado para deficientes auditivos, estudantes de libras, representantes da Prefeitura e outras instituições, o Serviço de Auxílio ao Surdo S.A.S., que é ofertado pela Ação Social Arquidiocesana (ASA), com o apoio da Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi).  O evento aconteceu no auditório do Paulo VI, na ASA, no Centro de Teresina.

serviço surdo

O programa consiste no serviço de Interpretação da Língua Brasileira de Sinais – Libras, viabilizando o acesso da população surda a serviços públicos, como consulta médica, audiências judiciais e entrevista de emprego. Com o objetivo de inclusão social, o serviço é ofertado por meio do projeto “Levanta-te e vem para o meio”.

“O auxílio é uma importante interação entre a comunidade surda e o sistema como um todo. Estamos felizes em ver que a parceria com a ASA fará com que muitas pessoas tenham uma melhor qualidade de vida. Com o S.A.S. mostraremos que a surdez não é um impedimento”, declara o secretário da Semcaspi, Samuel Silveira.

Para ter acesso ao benefício, é necessário ter cadastro na ASA. Basta comparecer na instituição com RG, CPF, comprovante de residência e laudo médico. O atendimento é de 8h às 14h, de segunda a sexta-feira. Para solicitar o serviço, é necessário que se compareça com, no mínimo, uma semana de antecedência.

“O S.A.S. veio complementar o ‘Levanta-te e vem para o meio’. É importantíssimo nesse momento, pois resgata o direito do surdo de ter acesso aos serviços públicos e privados, garantindo um bom desempenho em seus compromissos”, concluiu o coordenador da Ação Social Arquidiocesana, Marcos Júnior.

 

 

Fonte: Ascom Prefeitura de Teresina