Programa Mitacs Globalink oferece estágio em pesquisa no Canadá para universitários


A Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da Uespi informa sobre as inscrições do Programa de Estágio no Canadá o Mitacs Global Research Internship. O programa, na qual participam 45 universidades canadenses, oferece estágio de pesquisa em diversas áreas do conhecimento e concede bolsas com duração de 12 semanas em laboratórios daquele país entre os meses de maio e setembro de 2018 para alunos de graduação sênior.

O programa tem a intenção de divulgar interesses, habilidades, informações educacionais e conquista de pesquisas de universitários de vários países como Austrália, Alemanha, Arábia Saudita, Brasil, China, França, Índia, México, Tunísia e Ucrânia. A supervisão da seleção é feita por professores canadenses em diversas disciplinas acadêmicas desde ciências, engenharia, matemática, até ciências humanas e sociais.

As inscrições para concorrer às bolsas, iniciam dia 18 de setembro de 2017 e podem ser feitas pelo site. A bolsa compreende passagem aérea, transporte até a universidade de destino, seguro-saúde e alocação para despesas de subsistência e moradia, entre outros benefícios. Os interessados devem completar um estágio de 12 semanas, chegando ao Canadá entre 1 de maio e 30 de junho de 2018 e retornando ao seu país de estudo entre 31 de julho e 30 de setembro de 2018.

Ao se candidatar, os alunos devem selecionar entre três e sete projetos de pelo menos três províncias canadenses, ou seja, na localidade onde o graduando permanecerá. Há universidades que hospedam estagiários. No site do programa há uma lista com 47 universidades canadenses.

Requisitos para candidatos estudantis:
-Ter pelo menos 18 anos de Idade;
-Ser matriculado na Graduação ou Mestrado (completa ou em andamento);
-Ter no mínimo um semestre e no máximo de três semanas restantes no período em setembro de 2018;
-Conhecer os requisitos de classificação para o seu país de estudo;
-Possuir passaporte válido pelo menos até janeiro de 2019;
– Anexar uma cópia do certificado do exame de proficiência de (inglês ou francês);
– Curriculum Vitae detalhando a experiência de pesquisa ou baixar o modelo Mitacs (aplicativo do programa);
-Pelo menos uma carta de referência de um professor ou supervisor de pesquisa;

Outras informações podem ser obtidas no edital e na Diretoria de Relações Internacionais -DRI/UESPI (www.uespi.br/dri), pelos telefones: (86) 3213-7447/7887 (ramal: 380) ou 3213-6075.

 

Fonte: CCom Piauí