Firmino anuncia criação do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial


Durante a solenidade de abertura da II Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial, realizada na noite desta quinta-feira (24), o prefeito de Teresina, Firmino Filho, anunciou a criação do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial. A conferência integra o calendário de eventos em comemoração aos 165 anos da cidade. De acordo com o gestor, um projeto de lei para criação do órgão será encaminhado pela Prefeitura para apreciação da Câmara de Teresina.

conselho
“O Conselho é mais uma ação em prol da igualdade de direitos em Teresina. A conferência, que já está na sua segunda edição, é uma importante ferramenta nesse trabalho e o conselho, sem dúvida, vai representar um avanço significativo na promoção da igualdade racial”, comenta Firmino Filho.
Samuel Silveira, secretário municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas, destaca as ações que estão sendo realizadas pelo município em relação às comunidades religiosas dos terreiros e de matrizes africanas, por exemplo. “Atualmente, atendemos 700 pessoas desses públicos, que estavam à margem de vários serviços e agora fazem parte de uma rede integrada da política assistencial”, diz.
A abertura do evento contou com roda de tambores, um momento de bênção e teve a participação de líderes religiosos de diversas instituições, além de representantes de entidades sociais. Os presentes assistiram à palestra do conferencista Nuno Coelho de Alcântara Júnior, do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CNPIR), que falou sobre o tema central do evento: “O Brasil na década dos Afrodescendentes: Reconhecimento, Justiça, Desenvolvimento e Garantia dos Direitos”.
A II Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial tem como objetivo promover o diálogo entre o poder público e a sociedade civil com vista à construção de estratégias para a implementação e fortalecimento das políticas públicas para superar as desigualdades raciais. O evento segue até esta sexta-feira (25), no Atlantic City.

Fonte: Ascom Prefeitura de Teresina