Festival da Melancia reúne produtores de Jatobá do Piauí e região


O secretário de Estado do Desenvolvimento Rural, Francisco Limma, e o diretor de Inclusão Produtiva da SDR, Francisco das Chagas Ribeiro; o secretário de Estado da Sagurança, Fabio Abreu; o prefeito de Jatobá do Piauí, Zé Carlos, e outras autoridades, participaram do XIII Festival da Melancia de Jatobá do Piauí.

festival da melancia

Francisco Limma representou o governador Wellington Dias e falou das ações que o Governo do Estado desenvolve, por meio da SDR, para fortalecer a agricultura familiar no Piauí.

O secretário visitou os estandes e conversou com produtores das diversas localidades sobre as dificuldades e avanços da produção, deixando à disposição a equipe técnica da secretaria para orientações e encaminhamentos sobre os projetos e programas que têm objetivo de melhorar a qualidade dos produtos na região.

Além da exposição de melancias e derivados; a feira da agricultura familiar montada na praça central, mostrando a produção agrícola da região, a programação do XIII Festival da Melancia em Jatobá do Piauí contou com tradicionais concursos, atividades esportivas, eleição de miss e apresentações artísticas e culturais. Ao final da festa, houve a tradicional distribuição de melancias.

“Esta é uma tradicional e grande festa organizada pela prefeitura com apoio dos produtores, Emater, sindicatos e outras entidades, neste município importante, que tem um grande potencial produtivo e está retomando o trabalho de cultivo da melancia. E em nome do governador Wellington Dias, que  apoia o evento todos os anos, que assumi o compromisso de encaminhar várias atividades, como o cadastro de produtores para o incentivo de energia e também de anunciar para a comunidade que está previsto, para o início de setembro, a entrega, pelo governador, de um trator, já licitado, e de kits de irrigação para os produtores” divulgou Limma.

Festival em Alto Longá

O secretário Francisco Limma também esteve em Alto Longá, acompanhando a programação do 7° Festival da Melancia no município. Além da exposição de produtos e concursos com a participação dos produtores da comunidade do assentamento Marinópolis e região, quem compareceu ao evento conferiu o artesanato local, comidas típicas e participou de atividades culturais com artistas da terra.

 

Fonte: CCom Piauí