Promessa fatura prata no Brasileiro sub-15 e fortalece nova safra do judô no Piauí


A uma nova geração do judô do Piauí começou a dar sinais mais claros de que vai fortalecer a luta por pódios da modalidade nos próximos anos. E o Campeonato Brasileiro sub-15 disputado no sábado e domingo, em Lauro de Freitas, na Bahia, reforçou a projeção. O jovem José Wanderson Marques conquistou a medalha de prata na categoria até 36kg e garantiu o melhor resultado da delegação do estado no torneio nacional – nove atletas entraram nos tatames do Centro Pan-Americano. Além de Wenderson, Felipe Sousa Silva (+64kg), Michelly Marinho Silva (-44kg) e Larissa de Castro Morais (-48kg) se deram bem na repescagem e faturaram o bronze em suas respectivas categorias.

nova judo
Michelly Silva, José Wanderson e Larissa Morais garantem vaga no pódio no Brasileiro sub-15. Foto: Arquivo Pessoal

O caminho de José Wanderson até a final dos super ligeiros não foi nada fácil. O judoca folgou na 1ª rodada e encarou, na fase seguinte, Fabrício Mata (MS). A vitória sobre o sul-mato-grossense na estreia animou o piauiense, que despachou Iago Oliveira (AP), nas quartas, e Bruno Oliveira (SE), na semifinal. Na grande decisão, porém, José perdeu no golden score (morte súbita) para Ronald Lima (SP).

Das cinco judocas piauienses inscritas no Brasileiro sub-15, Michelly Silva e Larissa Morais tiveram motivos de sobra para sorrir. Michelly perdeu na estreia da categoria meio-leve para Kaillany Cardoso (SP) e, obrigada a disputar a repescagem, não deu chance às rivais: bateu Raíssa Silva (BA), Ana Cláudia Pina (MS) e Andrya Silva (AM) no caminho até o bronze. Entre as leves, Larissa venceu Joice de Souza (SC), Gilmelânia da Silva (PB), perdeu para Mayra Fantin (ES) e, na repescagem, precisou vencer Thays Duavi (CE) para subir ao pódio.

Judocas do Piauí exibem conquistas do primeiro dia de lutas no Brasileiro sub-15. Foto: Queiroz Filho
Judocas do Piauí exibem conquistas do primeiro dia de lutas no Brasileiro sub-15. Foto: Queiroz Filho

Depois de um sábado de resultados expressivos, coube a Felipe Sousa Silva salvar o domingo da segunda parte do grupo piauiense no torneio. O judoca da categoria acima de 64kg não lutou na 1ª rodada e venceu na estreia Luca Souza (PR). Em seguida, o judoca bateu Paulo Santos (DF) e acabou perdendo para Breno Lúcio Procópio (ES). Na repescagem, o pesado derrotou Vinícius Abreu (SE) e ficou com o bronze.

Bruna Victoria Rodrigues (-40kg) ficou em sétimo lugar no peso-ligeiro. Camila Silva (-58kg) e Kayla Veras de Macedo (-64kg) perderam na estreia e ficaram sem medalhas. Manoel Pereira Filho (-48kg) ficou em sétimo e também se despediu sem vaga no pódio do Brasileiro.

OS JUDOCAS DO PIAUÍ NO BRASILEIRO SUB-15

FEMININO

(7º LUGAR) Bruna Victoria Rodrigues (-40kg): ficou de bye na 1ª rodada, venceu Helena Oliveira (SC) e perdeu para Emily Silva (MA) nas quartas. Na repescagem, venceu Manuela Medeiros (AL) e parou em Ana Cassita (PR).

(BRONZE) Michelly Marinho Silva (-44kg): perdeu na estreia para Kaillany Cardoso e caiu para a repescagem. Venceu Raissa Silva (BA), Ana Cláudia Pina (MS) e Andrya Silva (AM) no caminho até o bronze.

(BRONZE) Larissa de Castro Morais (-48kg): ficou de bye na 1ª rodada, venceu Joice de Souza (SC), Gilmelânia da Silva (PB) e perdeu para Mayra Fantin (ES). Na repescagem, venceu Thays Duavi (CE) e ficou com o bronze.

Camila Vitória Silva (-58kg): ficou de bye na 1ª rodada e perdeu para Melissa Zechini (PR) na estreia.

Kayla Veras de Macedo (-64kg): perdeu na estreia para Gabriela Vaz (RJ).

MASCULINO

(PRATA) José Wanderson Marques (-36kg): ficou de bye na 1ª rodada, venceu Fabrício Mata (MS) na estreia, depois bateu Iago Oliveira (AP) nas quartas e Bruno Oliveira (SE) na semi. Na final, perdeu por golden score para Ronald Lima (SP).

(7º LUGAR) Manoel Pereira Filho (-48kg): ficou de bye na primeira rodada e foi eliminado por Talles Leandro (RJ), que se tornou campeão da categoria. Na repescagem, venceu Natan Candaten (SC) e Lucas Freire (AM), mas perdeu para Écio Neto (MS).

Pedro Gustavo Fernandes (-64kg): ficou de bye na 1ª rodada e perdeu pra Luís Pagun (ES) na estreia.

(BRONZE) Felipe Sousa Silva (+64kg): ficou de bye na 1ª rodada, venceu Luca Souza (PR) na estreia, bateu Paulo Santos (DF) e perdeu para Breno Lúcio Procópio (ES). Na repescagem, derrota Vinícius Abreu (SE) e fica com o bronze.

 

Fonte: Globoesporte Piauí