Após ocupação, Ufpi abre 240 vagas para Licenciatura em Educação no Campo


Após 7 horas de ocupação na reitoria da Universidade Federal do Piauí (Ufpi), os estudantes de Licenciatura em Educação no Campo conseguiram a publicação do edital para novas vagas no curso. De acordo com os alunos, a Ufpi estava há um ano sem ofertar vagas. Outras demandas também foram discutidas, mas essa era a principal para o fim da ocupação, que foi iniciada por volta das 8h desta terça-feira (08) no campus Petrônio Portela, zona Leste de Teresina.

7abcfa09c909d80fe746866627a4f100

A publicação do edital ocorre ainda na tarde  de ontem dia 08/08 e visa o preenchimento de 240 vagas. O estudante Glauco Souza contou que, anualmente, deveriam ser ofertadas 120 vagas.  No caso, as 240 fazem referências às vagas que deveriam ter sido oferecidas nos dois semestres de 2016, e no o primeiro e segundo semestre de 2017.

O edital está disponível no site da Ufpi. As inscrições serão iniciadas na próxima segunda-feira (14) e seguem até o dia 18 de agosto. A prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 22 de outubro deste ano. A taxa é de R$30.  Confira aqui o link.

Para Glauco, o objetivo era garantir que acordos anteriormente firmados entre a reitoria e os alunos fossem cumpridos. “Há um ano e meio, o reitor não publicava edital de entrada para o curso. O edital foi aberto hoje, depois da nossa ocupação. O reitor disse que o edital já estava pronto, mas só poderia ser publicado amanhã por questões burocráticas, mas a gente tirou em assembleia que só iria sair da reitoria após a divulgação dele. É um direito da gente essas vagas. Eles agilizaram esse trâmite burocrático e publicaram o edital. Abrimos o site e estava lá”, disse o estudante, que está no 5º período.

O curso licenciatura em educação no campo é ofertado em quatro campi: Teresina, Picos, Floriano e Bom Jesus.

 

Fonte: Cidadeverde.com