Semec faz debate sobre gênero durante a Semana do Orgulho de Ser


A Secretaria Municipal de Educação e o Grupo Matizes trabalham juntos na organização de um debate sobre gênero que reunirá pedagogos, diretores e professores do EJA (Educação de Jovens e Adultos) do município durante a 13ª Semana do Orgulho de Ser, evento que acontecerá entre 26 e 31 de agosto.
A mesa-redonda “O debate sobre gênero cabe sim na educação de jovens e adultos”, com a participação das professoras doutoras Bárbara Olímpia Melo e Lucineide Barros, ambas da Universidade Estadual do Piauí. O evento será realizado no auditório do Centro de Formação Odilon Nunes, localizado no bairro Marquês, no dia 30, às 19h.
Segundo a coordenadora da Educação de Jovens e Adultos da Semec, Ana Vitória de Carvalho, a mesa-redonda foi pensada para pedagogos, diretores e professores da EJA com o objetivo de preparar a escola para lidar com as situações de diversidade e opressão. “Nossos alunos trazem demandas diárias sobre a temática, com dúvidas, medos e uma série de conflitos que os educadores devem estar preparados para auxiliar, combatendo a opressão com informação. Então consideramos um debate extremamente importante e necessário”, destaca.
Ana Vitória pontua também que a Semec já vem articulando o debate da diversidade com representação no Fórum Municipal de Educação e no Conselho LGBT de Teresina. “A ideia é ampliar o diálogo que temos nesses espaços e levar o ideal de uma sociedade mais livre e justa, incluindo a escola nesse processo”, explica Ana Vitória.
A programação conta também com oficinas, mostra de cinema, exposição fotográfica, jogos esportivos, palestras, painéis e rodas de conversa. Os espaços acontecerão em locais diferentes, circulando pela cidade, entre faculdades, centros culturais, parques e até penitenciária. “Esse é o maior evento sobre os direitos LGBT do Brasil”, afirma a fundadoras do Grupo Matizes, Marinalva Santana.

Fonte: Ascom Prefeitura de Teresina