Pequena heroína: Brenna Rodrigues salva dia e conquista bronze no Brasileiro sub-13


A jovem Brenna Rodrigues precisou se agigantar diante das rivais para conquistar a primeira medalha dela em torneios nacionais de judô. A promessa dos tatames de apenas 10 anos faturou o bronze na categoria até 28kg no Campeonato Brasileiro sub-13, disputado neste fim de semana, em Lauro de Freitas, na Bahia. A suada caminhada de Brenna na repescagem do peso super-ligeiro culminou com a decisiva vitória sobre Joyssi Diniz (PE) que a colocou no pódio, o melhor desempenho dos nove atletas do Piauí enviados à competição.

– Essa conquista foi muito importante porque foi minha primeira vez participando de um campeonato nacional com mais técnica e o Regional me deixou mais preparada. O ouro não foi dessa vez, mas está aí o bronze – declarou a joia piauiense.

Bre
Brenna Rodrigues fica com o bronze no Campeonato Brasileiro sub-13. Foto: Arquivo Pessoal

Campeã regional este ano, Brenna Rodrigues estreou com vitória sobre a paulista Manuella Pingituro, uma das candidatas ao ouro na categoria super-ligeiro. Contudo, apesar da empolgação com a vitória por ippon, a piauiense perdeu para a sergipana Gabriele Santos na fase seguinte e foi obrigada a disputar a repescagem.

No caminho até o bronze, Brenna Rodrigues venceu a paranaense Sofia Fuchs e ficou a um triunfo de fincar os dois pés no pódio. E não deu outra: vitória no duelo diante da pernambucana Joyssi Diniz e sorriso aliviado na foto oficial com a medalha no pescoço.

– Quando eu subi ao pódio, eu senti um frio na barriga de emoção mesmo, mas muito feliz por estar entre as três melhores judocas do Brasil – completou Brenna.

Brenna Rodrigues brilha na repescagem antes de subir ao pódio. Foto: Mayara Ananias/CB
Brenna Rodrigues brilha na repescagem antes de subir ao pódio. Foto: Mayara Ananias/CB

Luís Ramos (38kg), Lucas Silveira (42kg), Paulo Andrade (47kg), Pedro Gomes (+52kg) ficaram pelo caminho em suas respectivas categorias e voltam para casa sem medalha no masculino. Ana Almeida (31kg), Maria Teixeira (34kg), Ana Lemos (47kg) e Ana Sobral (52kg) também entraram nos tatames do Centro Pan-Americano de Judô, mas não subiram ao pódio.

ATLETAS DO PIAUÍ NO BRASILEIRO SUB-13 DE JUDÔ 2017

MASCULINO
38kg (leve)
Luís Ramos: ficou de bye na primeira rodada e foi derrotado por Kenzo Nagata (DF) na fase seguinte.

42kg (meio-médio)
Lucas Silveira: ficou de bye n primeira rodada e foi vencido por Gustavo Alves (SE) na fase seguinte.

47kg (médio)
Paulo Andrade: ficou de bye na primeira rodada e perdeu para Nicollas Pinheiro (GO) na fase seguinte.

+52kg (pesado)
Pedro Gomes: ficou de bye na primeira rodada e perdeu para Francisco Kauã da Silva (CE) na fase seguinte.

FEMININO
28kg (super-ligeiro)
Brenna Rodrigues: venceu a paulista Manuella Pingituro na estreia, perdeu para a sergipana Gabriele Santos. Na repescagem, venceu Sofia Fuchs (PR) e Joyssi Diniz (PE) até chegar ao pódio.

31kg (ligeiro)
Ana Almeida: venceu Yasmin Cardoso (SC) na estreia e perdeu para Camille Farias (PR) na segunda rodada.

34kg (meio-leve)
Maria Teixeira: perdeu para Maria Luzia Pereira (MT) na estreia. Na repescagem, perdeu para Maria Silva (TO) na primeira luta.

47kg (médio)
Ana Lemos: perdeu para Ana Beatriz Cano na estreia.

52kg (meio-pesado)
Ana Sobral: ficou de bye na primeira rodada e perdeu para Luana Moraes (MT) na fase seguinte. Na repescagem, venceu Júlio Bittencourt (RS), mas foi derrotada por Manuela Souza MS).

 

Fonte: Globoesporte.com Piauí