Coordenadoria da Mulher lança agenda em celebração aos 11 anos da Lei Maria da Penha


“Fortalecendo a Sociedade na Desconstrução da Naturalização da Violência contra a Mulher”. Este é o tema da programação em comemoração aos 11 anos da Lei Maria da Penha, (Nº 11.340/2006), realizada durante o mês de agosto, pela Coordenadoria de Estado de Políticas para as Mulheres do Piauí (CEPM-PI).

Coordenadora estadual de políticas para as mulheres, Haldaci Regina. Ascom/CEPM-PI
Coordenadora estadual de políticas para as mulheres, Haldaci Regina. Ascom/CEPM-PI

As ações têm como objetivos promover e debater com a sociedade os desafios e perspectivas sobre a lei que completa 11 anos de promulgação, no dia 07 de agosto, destacando ainda sua importância no combate à violência. Na data em questão, a CEPM promoverá uma palestra com estudantes da Unidade Escolar Joca Vieira, na Zona Leste de Teresina, contando também com a distribuição das cartilhas sobre a lei.

“Um dos papéis da nossa agenda é transmitir às pessoas a importância da lei. Há uma naturalização da violência contra a mulher, e, portanto, é relevante que tenhamos uma discussão maciça em cima do tema. A Lei Maria da Penha não apenas pune, como também dá para se trabalhar a prevenção de crimes. Comemoramos e debatemos durante esse mês o avanço positivo nessa questão”, destaca a coordenadora estadual de políticas para as mulheres, Haldaci Regina.

Também serão feitos debates em comunidades da Grande Teresina, abordando a temática do enfrentamento à violência contra a mulher. “Para que possamos construir ainda mais a visibilidade da lei, faremos oficinas e rodas de conversas com mulheres de comunidades próximas à Teresina, e também iremos a vários municípios do Piauí, a fim de promover o conhecimento dos direitos das mulheres. Pensamos tudo nesse sentido”, ressalta a coordenadora.

Confira a programação completa: 

(07.08)- Palestra com alunos da Unidade Escolar Joca Vieira. Rua Des. Pedro Conde, 220, bairro São Cristóvão.

Horário: 10h

Oficinas sobre a Lei Maria da Penha com mulheres dos municípios de:

(16.08)- Parnaíba

(16.08) – Luís Correia

(17.08)- Ilha Grande

(23.08) – Marcolândia

(23.08) – Caldeirão Grande

(24.08)- Picos

(11.08)- Curso de Extensão: “Gênero e Violência Contra as mulheres”.

Local: Universidade Estadual do Piauí (Uespi) – Campo Maior

Rodas de Conversa sobre a Lei Maria da Penha nas comunidades: 

(12.08)- Nova Cajaiba

(19.08)- Dilma Rosseulf

(26.08)- Bom Futuro- Responsável: CRM Francisca Trindade

Palestra: 11 Anos da Lei Maria da Penha para servidores e servidoras da administração pública estadual.

Local : Auditório da ATI

Horário : 10h

Composição de Mesa :

Representantes do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), da Secretaria de Segurança (SSP), da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), do Núcleo de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (Nupevid), do Movimento Social.

Coordenadora da Mesa: Sônia Terra

 

Fonte: Ccom Piauí