Governador se reúne com reitores de universidades de todo o país


O governador Wellington Dias se reuniu, nesta sexta-feira (4), com reitores de universidades de todo o Brasil que compõem o Grupo Coimbra, entidade que congrega 77 instituições de ensino superior federais brasileiras, cujo o presidente é o reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Arimatéia Lopes. O Grupo Coimbra tem como foco fomentar o processo de internacionalização das universidades do país.

Na opotunidade, o governador conheceu projetos desenvolvidos Brasil afora e prospectou novas possibilidades de desenvolvimento educacional. “No encontro, foi possível perceber as experiências inovadoras desenvolvidas em vários cantos do Brasil, algumas delas que o Piauí precisa, como por exemplo o incentivo na área de intercâmbios com outros países, possibilitando aos estudantes e pesquisadores poder ter um diploma de duas universidades ao mesmo tempo, durante o mesmo curso”, comenta Wellington Dias.

“Temos convênios com universidades europeias, norte-americanas e latinoamericanas através desses covênios. Nós temos a mobilidade dos nossos estudantes para essas universidades, bem como dessas universidades para cá. Temos um convênio Brasil/Colômbia, no qual a UFPI manda 10 estudantes para a Colômbia e eles mandam 10 estudantes para o Piauí”, explica Arimatéia Lopes.

A reunião do grupo Coimbra em Teresina tem como finalidade a de modernizar o regimento interno, bem como tratar do evento será realizado na Universidade Federal do Mato Grosso, em outubro, e de outros temas de interesse do grupo.

 

Fonte: CCom Piauí