Pronatec forma alunos em Administração em São Julião


A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Unidade de Ensino Técnico e Profissional (Uetep), formaram, nesta sábado (29), 35 alunos do Curso Técnico em Administração do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), no município de São Julião. A turma teve a segunda menor evasão do estado, formando 87,5% dos que iniciaram o curso.

A solenidade de entrega dos diplomas ocorreu no clube 3R Pallace, e contará com a presença dos gestores, coordenadores e professores do curso.

O formando Francisco Janderson fala da alegria de concluir um curso técnico. “Estamos concluindo uma nova etapa de vida, que foi cheia de obstáculos, alegrias e amadurecimento. O Pronatec abriu uma oportunidade na nossa vida. Hoje, estamos preparados para ingressar na vida profissional”, relata Janderson.

Atualmente, cerca de 3.500 alunos são atendidos pelo programa em 81 unidades ofertantes, distribuídos em mais de 60 municípios do Piauí. Nesse primeiro semestre, 104 turmas concluirão cursos técnicos do Pronatec, num total de três mil formandos em todo o estado.

Município é reconhecido pelo bom desempenho

A responsável pelo apoio pedagógico do Pronatec em São Julião, Veríssima Maria, revela que o município foi contemplado com mais uma etapa do Pronatec/Mediotec pela baixa evasão em ofertas anteriores e pelo bom desempenho de alunos e professores.

“O objetivo do Medio Tec é garantir aos alunos que estão concluindo o Ensino Médio Educação Profissional que eles sejam inseridos no mercado de trabalho. O desempenho de nossos estudantes foi tido como excelente pela Seduc, o que proporcionou a oferta desses novos cursos”, destaca Veríssima.

De acordo com Jany Vieira, coordenadora do Pronatec da 16ª Gerência Regional de Educação, serão ofertadas, em São Julião,  50 vagas, sendo 25 para o curso técnico em Agricultura e 25 para o curso técnico em Comércio. “As vagas serão distribuídas conforme um mapeamento das necessidades de cada município beneficiado com o programa”, revela Jany.

O envolvimento dos alunos de São Julião foi tamanho que um documentário está sendo concluído para contar as transformações de vidas promovidas pela educação.