Santa Isabel e Ilhotas recebem mutirão de limpeza hoje (29)


A Faxina nos Bairros desta semana, que acontece amanhã (29), acontece nos bairros Ilhotas e Santa Isabel. A atividade chega à sua 68ª edição com o objetivo de combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da zika, dengue e chikungunya, e é uma parceria entre a Fundação Municipal de Saúde (FMS) e as Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs).

No bairro Ilhotas, a atividade tem por ponto de partida a Escola Municipal Natônia Nonata, a partir das 8h. As equipes vão percorrer o quadrante formado pela Avenida Marechal Castelo Branco, Rua José Olímpio de Melo, Rua Goiás e Avenida Higino Cunha. Já no bairro Santa Isabel, o ponto de partida é a Igreja Batista do bairro e o quadrante contemplado é o formado pelas avenidas João XXIII, Zequinha Freire, Dr. Aquiles Wall Ferraz, Rua Jaime da Silveira e Rua Antonieta Ferraz.

O trabalho começa durante a semana, com a divulgação do evento por carro de som da FMS e nas visitas dos agentes comunitários de saúde e de endemias das regiões. “Eles pedem à população que depositem em suas calçadas todo o lixo doméstico, especialmente aqueles que não são recolhidos pela limpeza regular, como eletrodomésticos e móveis de grande porte. No sábado, um caminhão vai passar por estes lugares e recolher todo este material”, explica a gerente de zoonoses da FMS Oriana Bezerra.

Simultaneamente, é realizada a capina da região e uma caminhada educativa, em que os profissionais da FMS orientam os moradores sobre questões pertinentes ao combate do Aedes aegypti e às doenças transmitidas pelo mosquito, como a zika, dengue e chikungunya, além das sequelas desses males.

A FMS pede a colaboração da população neste trabalho, especialmente na limpeza interna das residências. “Fiquem atentos a suas casas, e quando elas estiverem limpas fiquem atentos aos seus vizinhos. Pedimos também aos proprietários de terrenos não construídos que façam uma limpeza nestes locais”, pede o presidente Sílvio Mendes.