Apenas 9% das pessoas sabem que soropositivos em tratamento não transmitem HIV


Em 2008, um grupo de médicos suíços publicou uma pesquisa que indicava que pessoas soropositivas que estivessem sob tratamento antirretroviral não transmitem sexualmente o HIV. Mas, apesar de quase 10 anos terem passado após a publicação, um estudo recente realizado pela fundação Terrence Higgins Trust aponta que apenas 9% da população em geral sabe disso.

Os mais informados são os homens gays, dos quais 25% costumam ter em mente essa informação. Entre os bissexuais, esse número fica em 12%. A desinformação contribui para o estigma de pessoas soropositivas, que muitas vezes encontram dificuldades ao conversar com seus parceiros sobre sua condição. Apesar disso, o maior risco de transmissão ainda está entre pessoas que são infectadas e não sabem que carregam o vírus, como lembra o Super Pride.

Foto via / Foto destaque via

De acordo com o Grupo Pela Vida, constatação de que os pacientes em tratamento não transmitem HIV por via sexual se aplica apenas àqueles que seguem corretamente o tratamento, com sua adesão avaliada regularmente por médicos e supressão da carga viral constatada e em caso de não existirem outras infecções transmissíveis sexualmente.

Apesar das indicações, o uso de preservativo é sempre recomendado, em qualquer relação, como meio de prevenção do vírus.

 

Fonte: Hypeness