“Vila Bairro Segurança” é apresentado para lideranças comunitárias de Teresina


O projeto “Vila Bairro Segurança”, que está sendo formulado pela Prefeitura de Teresina com o objetivo de trabalhar uma proposta multissetorial de segurança pública, foi apresentado para mais de 20 lideranças comunitárias e representantes de áreas afins. A apresentação do projeto ocorreu em uma palestra, realizada nesta quinta-feira (13), na sede da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (SEMCASPI).

 

O secretário da SEMCASPI, Samuel Silveira, demonstrou as estratégias de execução que estão sendo planejadas para o projeto. “A intenção dessa reunião não é trazer uma coisa já fechada, mas promover o debate junto com as lideranças comunitárias, a fim de construirmos o projeto juntos, pois são eles que conhecem a realidade de suas respectivas comunidades. Esse é o nosso objetivo: debater as políticas públicas de segurança junto aos moradores”, ressaltou o secretário.

A ação inicial do projeto deve ocorrer nos 13 bairros que formam a região do Parque Lagoas do Norte. “Todas as sugestões apresentadas pelas lideranças serão avaliadas pela nossa assessoria técnica e podem fazer parte do projeto, que deve ser lançado oficialmente a partir do mês de agosto em Teresina”, acrescentou  Samuel.

A gerente do Sistema Único de Assistência  Social (SUAS), Mauricéia Carneiro, ressaltou para as lideranças presentes que o projeto Vila Bairro Segurança trata-se de uma experiência reconhecida nacionalmente e que provocou grande redução nos índices de violência. “A iniciativa também deve promover a proteção dos mais vulneráveis, sobretudo os jovens”, disse.

Após a apresentação do projeto foi aberto um momento para as lideranças fazerem sugestões para a melhoria das ações. Agora,  o “Vila Bairro Segurança” segue para ser apresentado às outras secretarias que contribuirão com o projeto, em reunião no dia 1º de agosto.