Estudantes têm até o dia 30 para realizarem suas inscrições na II Olimpíada de Língua Portuguesa


stão abertas as inscrições para a II Olimpíada Piauiense de Língua Portuguesa, direcionada para estudantes da educação básica da rede pública. A organização é da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SEMEC), Instituto Federal de Educação Tecnológica do Piauí (IFPI), Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Secretaria de Estado da Educação (SEDUC).

Em sua segunda edição, a Olimpíada de tema “Tecendo os saberes do nosso povo” busca promover a reflexão sobre a produção textual, aproximando a pluralidade dos saberes piauiense. Os participantes concorrerão a medalhas ao produzirem poemas, crônicas e artigos de opinião sobre aspectos culturais de identidade do povo.

 
As inscrições seguem até 30 de julho. Podem participar estudantes do ensino fundamental e EJA (6º, 7º, 8º, 9º anos), ensino médio, EJA e profissionalizante (1º, 2º e 3º anos). A competição é também uma oportunidade para testar e potencializar as habilidades na língua portuguesa.

 
A premiação aborda o tema “retratos do nosso povo” nas categorias poema, para estudantes do 6º e 7º ano do ensino fundamental e EJA, crônica para os do 8º e 9º ano do ensino fundamental, 1º ano do ensino médio e profissionalizante, e artigo de opinião para alunos do 2º e 3º ano do ensino médio. Medalhas de ouro, prata e bronze serão entregues aos participantes classificados.
Na primeira versão da Olimpíada, em 2016, seis das nove medalhas entregues foram para alunos da rede municipal. Este ano, o desafio é ainda maior, já que nesta edição outros municípios piauienses serão contemplados. “Temos muitos talentos nas escolas públicas do Piauí, estudantes e professores dedicados que podem contribuir bastante nessa construção coletiva”, pontua o secretário municipal de Educação Kleber Montezuma, que já anunciou a participação dos alunos da rede municipal de Teresina, incluindo a turma do Programa Cidade Olímpica Educacional.

Sobre as inscrições
As inscrições são gratuitas e já estão abertas. Elas podem ser feitas pelo representante da escola exclusivamente pela internet, até 30 de julho. O regulamento completo e mais detalhes podem ser acessados no site da olimpíada. Todos os trabalhos enviados serão analisados e o resultado será divulgado em 30 de outubro, enquanto que a premiação acontecerá dia 01 de dezembro. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato com a Central de Atendimento da Olimpíada, através dos telefones: 3215-3392 (SEDUC)/ 3213-7098 (PREX/UESPI) e do e-mail:olimpiadapiauiense@gmail.com.
O regulamento completo da premiação pode ser acessado clicando aqui. (https://olimpiadapiauiense.wordpress.com/)