Governador inaugura Centro de Parto Normal nesta sexta (7) em Floriano


O governador Wellington Dias e o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, inauguram nesta sexta (7), o Espaço Materno Infantil, com Centro de Parto Normal, do Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano. A nova unidade de assistência à mulher e ao bebê terá cinco salas para parto humanizado e ainda 21 leitos para o pós-parto. A ação integra a estratégia da Rede Cegonha, de fortalecimento na assistência obstétrica.

A unidade é equipada com banheiras para o trabalho de parto, além de outros equipamentos para o estímulo à evolução do parto, como barra fixa, cavalinho, arco de suporte. “Estamos dotando esses espaços com equipamentos que garantem, nesse momento tão especial da mulher e da família, um local para que a mulher tenha um parto humanizado, mais perto de sua casa e com todos os cuidados que mãe e filho merecem”, afirma Florentino.

Foram investidos mais de R$ 1,5 milhões na infraestrutura, com adequação de espaço no Hospital Regional para a construção de cinco salas totalmente equipadas para um parto natural e mais 21 leitos obstétricos e mais de R$1,5 milhões para aquisição de equipamentos, de emenda parlamentar do deputado federal Assis Carvalho.

Mais cuidados à mãe e ao bebê

Além de Teresina, que tem um Centro na Maternidade Dona Evangelina Rosa, Piripiri e Floriano, a Secretaria de Estado da Saúde descentraliza a assistência obstétrica com mais três Centros de Parto Normal em Picos, Parnaíba e São Raimundo Nonato. Todos eles em fase avançada de conclusão e contando, cada um, com cinco salas para parto normal.

A assistência também é garantida para aqueles bebês que precisam de cuidados especiais, com a abertura de 20 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), em Parnaíba e Floriano. Essas unidades estão em pleno funcionamento e mais 40 leitos, distribuídos em Parnaíba, Picos, Floriano e Piripiri, estão em construção.

 

Fonte: Agência Brasil