Estudo diz que apenas 40% dos brasileiros se exercitaram nos últimos dois anos


Uma pesquisa do IBGE de 2016 apontou um dado interessante no campo da educação física, apenas 40% dos brasileiros praticaram alguma atividade física nos últimos dois anos. Isso significa que o Brasil tem mais de 100 milhões de sedentários. Quem pratica atividade física às vezes não entende o cara que está sedentário, mas muita gente tem os seus motivos para não conseguir treinar.

+ Cem milhões de brasileiros sedentários: combata esse mal

Se você se encontra do lado sedentário da estatística e quer começar a virar o jogo, é importante encontrar uma atividade que te deixe motivado. Uma sugestão para quem tem pouco tempo para se dedicar ao exercício é tentar caminhar. Saia da porta de casa, caminhe um pouco e volte para a porta de casa, você não perde tempo com deslocamento. Aos poucos, se quiser, pode colocar alguns trechos de corrida ou subir alguns degraus da escada do prédio na volta pra casa.

Comece caminhando devagar, por 15 ou 20 minutos, e você já vai ficar motivado para seguir (Foto: Getty Images)Comece caminhando devagar, por 15 ou 20 minutos, e você já vai ficar motivado para seguir (Foto: Getty Images)

Comece caminhando devagar, por 15 ou 20 minutos, e você já vai ficar motivado para seguir (Foto: Getty Images)

Experimente caminhar por 15 ou 20 minutos, isso já é um começo, e pode ser a motivação que faltava para arrumar tempo para mais uma caminhada.

Muitas vezes esse sedentarismo, e uma consequente obesidade, estão ligados a uma baixa estima e até depressão, e isso é uma questão séria. Por isso, outra estratégia que pode ajudar bastante é procurar se exercitar em grupo. Você começa e ter contatos com outras pessoas, que muitas vezes têm a mesma dificuldade para engrenar nas atividades, e esse calor humano pode ser o que faltava para te tirar do quentinho de casa nesse inverno. E aos poucos vão aparecendo, no corpo e nos pulmões, os benefícios de treinar com mais regularidade, que consequentemente gera mais motivação.

Atividade física regular e boa alimentação vão te ajudar a sair do sedentarismo e perder peso  (Foto: Istock Getty Images)Atividade física regular e boa alimentação vão te ajudar a sair do sedentarismo e perder peso  (Foto: Istock Getty Images)

Atividade física regular e boa alimentação vão te ajudar a sair do sedentarismo e perder peso (Foto: Istock Getty Images)

Tenha o cuidado de (re) começar a praticar atividade com calma, sem pressa para perder peso ou aumentar as distâncias. Muitos iniciantes começam empolgados demais com um organismo que ainda não está preparado para essa pressão toda. Aí, a pessoa se machuca e acaba com toda aquela motivação inicial. Se puder, pelo menos nesse começo, procure a ajuda de um treinador de sua confiança.

Fonte: Eu Atleta