Governo investe R$ 2,5 mi e qualifica mais de 2.500 servidores de 2015 a 2017


Aperfeiçoar o trabalho realizado pelos servidores públicos e ampliar as suas possibilidades. É esse o objetivo do Governo do Piauí, que, por meio da Escola de Governo (Egepi), em parceria com instituições públicas e privadas, oferta diversos cursos de qualificação aos profissionais que prestam serviços ao Estado. De 2015 a 2017, cerca de 2.550 pessoas foram capacitadas nas mais variadas áreas, que vão de gestão pública a administração, informática, línguas, dentre outras.

Nas atividades de formação, podem ser encontrados cursos básicos e de aperfeiçoamento, além de workshops, palestras e seminários. Dentre os cursos básicos, estão o de informática, relações interpessoais, oratória, ambientação no serviço público e redação oficial. “A orientação é de que todos os servidores participem desses cursos, pois são exigências elementares do mercado de trabalho”, atentou a diretora da Escola de Governo, Janaína Mapurunga.

O Curso de Informática é um dos mais procurados pelos servidores. Além do básico, o governo também oferta o nível avançado. “Esse curso é realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, o Senac, e sempre dispõe de muitas vagas. Quando uma turma termina a capacitação, outra é imediatamente aberta para poder suprir a demanda. Apenas neste ano teremos 10 turmas”, pontua a gestora da Egepi.

Cursos de qualificação para servidores oferecidos pela Escola de Governo (foto: Ascom SeadPrev)

Os cursos de aperfeiçoamento são para os servidores que atuam na área de gestão, tais como diretores, gerentes e coordenadores. Dentre as oportunidades, estão a de termo de referência para licitações públicas, contabilidade pública, gestão de contratos e convênios, elaboração de projetos e gestão de pessoas. As opções serão ainda mais amplas a partir do segundo semestre de 2017, quando a Escola de Governo terá a capacidade de ofertar mais de 60 cursos.

Para Luiz Maia, aluno do curso de Relações Interpessoais, o aprendizado vai além dos termos técnicos. “Dentro do ambiente de capacitação era notável o quanto tínhamos que melhorar o relacionamento profissional para desenvolvimento da função e, assim, melhorar a capacidade de se colocar no lugar do outro, aprender a escutar e repassar as informações para terceiros com presteza e desenvolver a capacidade de administrar as situações em crises. O curso mostrou-me que paciência e persistência sempre devem andar de mãos dadas”, afirma o servidor.

Há ainda os cursos de especialização, como gestão pública, gestão de pessoas, controladoria e auditoria aplicadas ao setor público e medicina veterinária.

“Trabalho diretamente com a área de licitações, contratos e execução orçamentária e os conhecimentos advindos do curso me possibilitaram implantar no meu ambiente de trabalho rotinas e procedimentos que primam pela transparência e respeito para a eficiente aplicação dos recursos públicos. Iniciativas como estas são essenciais para a melhoria da qualidade dos serviços ofertados e garantia da satisfação social”, aponta Marciano Machado, aluno do Curso de Especialização em Controladoria e Auditoria no Setor Público – UespiI/Egepi.

Janaína Mapurunga anuncia vagas para novos cursos (foto: Ascom SeadPrev)

Além das capacitações, os servidores públicos contam também com os programas motivacionais, dentre eles, o Programa de Preparação para Aposentadoria (PPA), o Programa de Ginástica Laboral e a Semana do Servidor. Os três levam aos servidores atividades de preparação, relaxamento, prevenção de doenças e entretenimento.

Em menos de três anos foram investidos cerca de R$ 2,5 milhões na qualificação de servidores. “A orientação do governador Wellington Dias é trazer esse trabalho cada vez mais direcionado para a melhoria da qualidade do atendimento e a qualificação está casada a isso. No momento em que o Estado dá as condições para que os funcionários se capacitem, o retorno no atendimento é imediato. Iremos manter e ampliar esse instrumento de aproximação e valorização do servidor público do Piauí”, destacou o secretário de Estado da Administração, Franzé Silva.

Centro de Línguas

A novidade deste ano é o Centro de Línguas Estrangeiras para Servidores Públicos, que teve início em março, com a abertura de 200 vagas. São quatro turmas de inglês e uma de espanhol.

Na segunda quinzena de junho, o centro será ampliado e ofertará mais 150 vagas para turmas de francês, espanhol, alemão e Libras. As aulas terão início no mês de agosto.

Como participar

 

Os servidores públicos interessados em participar dos cursos podem acompanhar a disponibilidade de cursos e vagas por meio do site da Secretaria da Administração www.seadprev.pi.gov.br.

Após a escolha do curso, basta entrar em contato com a Escola de Governo por meio do e-mail escoladegoverno@sead.pi.gov.br ou pelo número 32161711 e fazer a inscrição.

Cursos a serem realizados em 2017 e 2018:

– Cursos de qualificação e aperfeiçoamento:

Atendimento humanizado ao Público; Capacitação para operadores do Siconv; Integração e Ambientação no Serviço Público; Linguagem de Sinais; Redação Oficial (Nova Ortografia); Workshop (temáticas diversas); Cerimonial, protocolo e etiqueta no serviço público; Oratória; Informática – Modelagem de Processos; Informática – Gerenciamento de Projetos; Web designer.

– Cursos de informática/inclusão digital:

Digitação; Documentação WEB; Informática Básica (Windows, Word, Power Point, Excel e Internet); Informática – Planejamento de Gestão de TI; Informática – Gestão da Segurança da Informação – NBR 27001 e NBR 27002; Informática – Engenharia de Requisitos de Software; Informática – Planejamento Estratégico e Balanced Scorecard; Informática – Gestão da Inovação e Mudança Organizacional; Atendimento humanizado ao Público para operadores do SICONV.

– Cursos de Gestão:

Controle e Auditoria; Controle Interno; Direitos Humanos e Políticas Afirmativas; Elaboração de Projeto Básico e Termo de Referência nas Licitações Públicas; Elaboração e Gerenciamento de Projetos; Ética no Serviço Público; Gestão de Contratos e Convênios; Gestão de Crises e Conflitos; Gestão de Material e Patrimônio; Gestão de Pessoas com Foco em Resultados; Gestão de Políticas Públicas Programas e Projetos; Licitações WEB; Atualização para Pregoeiro; Atualização em Previdência Social dos Servidores Públicos: Aposentadorias e Pensões; Regime Diferenciado de Contratações na Administração Pública – RDC; Técnicas de Arquivo e Controle de Documentos; Avaliação do Desempenho do Servidor Público; Planejamento Estratégico nas Organizações Públicas; Planejamento Participativo e Controle Social.