Prefeitura vai distribuir óculos e aparelhos auditivos para alunos da Rede Municipal


Mais de 14.000 crianças de 5 e 6 anos de idade matriculadas em unidades de ensino da Rede Municipal de Teresina serão avaliadas com o objetivo de identificar distúrbios precoces de visão e audição. A iniciativa é da Prefeitura de Teresina por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec) e da Fundação Municipal de Saúde (FMS), que reunirão na próxima segunda-feira (15) pedagogos de 263 escolas para a articulação da ação.

O encontro acontece a partir das 9h30 no Centro de Formação Odilon Nunes, e vai preparar os educadores para apontarem as crianças com possibilidades de apresentarem problemas oftalmológicos ou auditivos. Após as consultas com os especialistas, os estudantes poderão receber gratuitamente óculos ou aparelhos auditivos, contribuindo com o processo de aprendizado e socialização das crianças.

De acordo com a gerente de Assistência ao Educando da Semec, Madalena Leal, o projeto já existe há alguns anos, mas passa a contar com o envolvimento direto dos profissionais das escolas para a identificação e encaminhamento dos casos. “Vamos capacitar os pedagogos para essa primeira análise, criança por criança, encaminhando para uma avaliação completa. São alunos do II Período da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental, exatamente as turmas que estão na fase mais importante do processo de alfabetização”, afirma.

Segundo a equipe, 10% dos casos avaliados costumam resultar na aquisição dos aparelhos. A estimativa é de que pelo menos 1.400 crianças da Rede Municipal recebam o benefício que põe fim a limitações de aprendizado relacionadas a problemas de visão e audição.