Governo firma parceria com Banco CAF para investimentos de U$200 milhões em saneamento


O governador Wellington Dias reuniu-se, nesta quarta-feira (26), no Palácio de Karnak, com o diretor e o executivo sênior do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), Victor Rico e José Rafael Neto. Na ocasião, uma parceria foi firmada com o objetivo de conseguir recursos de U$ 200 milhões para investimentos em saneamento básico no Piauí.

A pretensão é que os recursos sejam implantados em duas etapas. “Será um plano de longo prazo, equivalente a 10 anos. Primeiro serão aplicados os recursos de U$100 milhões e, em seguida, vem a segunda etapa, com o mesmo valor. Queremos universalizar o atendimento de água e esgoto, por meio de um sistema que já está sendo implantado na capital”, pontuou Wellington.

Ainda de acordo com o governador, os investimentos na área de saneamento já vêm sendo executados. “São contratos de financiamento e participação de recursos do estado em parceria com o governo federal. Com esses novos recursos do CAF, equivalentes a aproximadamente R$ 600 milhões, conseguiremos avançar e contemplar o máximo de pessoas possível com água de qualidade em quantidade suficiente e esgotamento”, acrescentou.

A parceria é resultado de conversações anteriores com o Banco CAF. “Tivemos uma primeira conversa quando o governador nos visitou em Brasília e agora ficamos felizes em concretizar a parceria. Avançar na área do saneamento é uma prioridade do Governo do Piauí, tanto quanto do Governo Federal e nós, do CAF, estamos à disposição para apoiar e financiar o programa de investimentos necessário para suprir os diversos municípios do estado”, afirmou o diretor do CAF, Victor Rico.

 

  • Audiência com o Diretor do Banco CAF, Victor Rico e Gestores dos Órgãos: SEPLAN, SEFAZ e SDR