Seminário que discute enfrentamento ao Aedes conta com palestrante da FIOCRUZ


Com o objetivo de capacitar e discutir sobre o enfrentamento das doenças emergentes e reemergentes transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, na próxima segunda-feira (17) acontecerá o 1º Seminário de Arbovirose: Situação Epidemiológica da Dengue, Chikungunya, Zika e Febre Amarela no Piauí, assim como uma homenagem aos 100 anos sem Oswaldo Cruz. De 8h às 13h o auditório Caneleiro do Centro Universitário UNINOVAFAPI será palco do evento.

O seminário conta com palestrantes da FIOCRUZ do Mato Grosso do Sul e com médicos infectologistas da FMS Teresina, além de autoridades em saúde municipais e estaduais. “O evento tem como público alvo os profissionais de saúde para que eles possam se atualizar e aderir às diversas estratégias de prevenção e combate aos criadouros de mosquito, assim como intensificar suas ações nas unidades de saúde onde atuam”, explica Maria Rocha Santos, do Núcleo de Educação em Saúde da Fundação Municipal de Saúde (FMS), que organiza o evento junto com a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), Sociedade de Infectologia do Estado do Piauí, Sociedade Piauiense de Reumatologia e Centro Integrado Uninovafapi.

Qualquer profissional de saúde que deseje participar do 1º Seminário de Arbovirose deve comparecer ao local da atividade no horário de início e realizar sua inscrição. O público estimado para o evento é de mais de 200 pessoas.

 

PROGRAMAÇÃO

08 às 8h30 | Inscrição

08h30 às 9h | Abertura

9h às 9h45| Homenagem a Oswaldo Cruz: Ana Luce Girão – Pesquisadora da Casa de Oswaldo Cruz (FIOCRUZ).

9h45 às 10h30 | Conferência: Arboviroses no Brasil: desafios para a saúde pública.

Expositor: Dr Rivaldo Venâncio (Coordenador da FIOCRUZ/Mato Grosso do Sul).

10h30 | Intervalo.

10h45 | Mesa Redonda

Moderador: Dr Kelsen Dantas Eulálio (Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela – SES/PI; Membro Técnico da GEEPI/DVS/FMS – Teresina/PI).

Dengue – atualizações

Complicações neurológicas das arboviroses

Diagnóstico e tratamento da chikungunya

Apresentador (15min.): Dr Tupinambá Sousa Vasconcelos (Reumatologista).

Febre amarela: ameaça real?

Controle vetorial e participação social

Apresentador (15min.): Dra Oriana Bezerra (Gerente de Controle de Zoonoses – DVS/FMS – Teresina/PI).

Debate: 15 min

13h: Encerramento