Astronautas em missão na Estação Espacial Internacional retornam à Terra


O astronauta americano Shane Kimbrough e os cosmonautas russos Sergey Ryzhikov e Andrey Borisenko pousaram na Terra em segurança nesta segunda-feira (10) após uma missão de 173 dias no espaço, a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).

O trio, que faz parte da tripulação da Expedição 50 da ISS, pousou a sudeste da cidade remota de Dzhezkazgan, no Cazaquistão. Kimbrough, da Nasa, é o comandante da expedição. Sergey Ryzhikov e Andrey Borisenko, da agência espacial russa Roscosmos, são engenheiros de voo.

 Cápsula espacial Soyuz MS-02 desce para pousar no Cazaquistão levando membros da tripulação da Expedição 50 à Estação Espacial Internacional  (Foto: REUTERS/Kirill Kudryavtsev/Pool)

Cápsula espacial Soyuz MS-02 desce para pousar no Cazaquistão levando membros da tripulação da Expedição 50 à Estação Espacial Internacional (Foto: REUTERS/Kirill Kudryavtsev/Pool)

Durante a expedição, os pesquisadores fizeram experimentos em biologia, biotecnologia e física. Eles estudaram, por exemplo, o efeito da microgravidade na regeneração de tecidos em seres humanos e nas propriedades genéticas de plantas cultivadas no espaço.

Esta foi a segunda vez que Kimbrough fez uma viagem espacial, completando 189 dias no espaço. Também foi a segunda experiência de Borisenko, que completou 337 dias fora da Terra. Esta foi a primeira viagem espacial de Ryzhikov.

Permanecem na ISS membros da tripulação da Expedição 51, composta pela astronauta Peggy Whitson, da Nasa, por Oleg Novitskiy, da Roscosmos, e por Thomas Pesquet, da Agência Espacial Europeia (ESA).

 Cápsula espacial Soyuz MS-02 pousa no Cazaquistão nesta segunda-feira (Foto: REUTERS/Kirill Kudryavtsev/Pool)

Cápsula espacial Soyuz MS-02 pousa no Cazaquistão nesta segunda-feira (Foto: REUTERS/Kirill Kudryavtsev/Pool),

Fonte: G1