Paratletas piauienses da natação conquistam ouro em Recife


Paratleta Marcos Jeane(Foto:Cláudia Alves)
Paratleta Marcos Jeane (Foto:Cláudia Alves)

Nesse final de semana, foi realizada em Recife a etapa Norte-Nordeste do mais importante evento paralímpico de atletismo, natação e halterofilismo do país: o Circuito Loterias Caixa, evento organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e patrocinado pelas Loterias Caixa. A competição contou com a participação de dois paratletas piauienses na natação.

Aos 23 anos, Marcos Jeane fez sua estreia subindo três vezes ao lugar mais alto do pódio. Com braços e pernas amputadas devido a complicações de uma meningite, o piauiense, natural de Corrente, competiu em três provas: 50 metros peito e livre e 100 metros livre, passando na frente dos adversários e trazendo as medalhas de ouro para casa.

Do outro lado, estava Nayara Linhares que, aos 24 anos, já coleciona mais de 20 medalhas em seis anos de competição. A paratleta, que é cadeirante por conta de uma paralisia cerebral, conquistou três ouros e uma prata em quatro provas, 50 metros costas e livre e 100 metros livre e peito.

O resultado é fruto de um trabalho de reabilitação aliado ao esporte desenvolvido no Centro Integrado de Reabilitação (Ceir). “Nós atuamos com uma reabilitação desportiva que objetivo o tratamento do paciente, mas temos descoberto talentos e trabalhado por eles”, comenta o educador físico Childerico Robson.

Os paratletas conquistaram índices para a etapa nacional da competição, que contou, nessa edição, com mais de 400 participantes.