Após decreto de situação de emergência, barragem de Socorro do Piauí passa por reforma


Após decreto de situação de emergência emitido em fevereiro deste ano pelo Governo do Estado do Piauí, a Barragem Vale Verde, em Socorro do Piauí, já passa por reformas em sua estrutura física. As obras vão de encontro a danos na parede do sangradouro da barragem, detectados por inspeção regular da Secretaria Estadual de Defesa Civil.

Diante de uma estrutura antiga, construída há 40 anos, a barragem ganha obras que reforçam a segurança da estrutura física que vem abrigando grande volume de água nos últimos períodos chuvosos.  “Nós estamos fazendo uma obra de recuperação em toda a barragem, com o fortalecimento da estrutura da parede, com o sangradouro. Essa obra foi bastante solicitada pelo Ministério Público local, que notificou o pedido. O governador autorizou e estamos fazendo a obra”, pontuou Raimundo Coelho, diretor de Projetos Especiais da Secretaria da Defesa Civil.

Com 80% das obras de reforço concluídas, a reforma é acompanhada de perto pelos técnicos da Defesa Civil Estadual que garantem segurança para os quase 5 mil habitantes que residem nas proximidades da barragem. Os recursos são provenientes do Tesouro Estadual
e a previsão é de que até o fim do mês de abril a barragem seja reinaugurada. “Vale Verde terá uma vida útil bem maior com uma segurança bem maior”, aponta o secretário da Defesa Civil, Hélio Isaias.