Delegação do PI embarca para etapa de abertura do Nacional de badminton


Atletas chegam a São Paulo para primeiro desafio do principal torneio brasileiro da modalidade, entre os dias 2 a 5 de março. Prova abre calendário para principais joias

Badminton Piauiense (Foto: Arquivo Pessoal)
Prata no Pan, Fabrício Farias, Sâmia Lima, Jaqueline Lima e Fracielton Farias buscam título nacional (Foto: Arquivo Pessoal)

Uma delegação com 28 atletas piauiense está em São Paulo para a disputar a primeira etapa do Campeonato Nacional de Badminton, que será realizado, de quinta a domingo, no ginásio do Esporte Clube Pinheiros. Os principais nomes do estado foram distribuídos nas categorias Principal (adulto) e de base (sub-11 ao sub-19).

Do total de inscritos, 19 jogadores são do clube Joca Claudino, e nove da Associação de Badminton do Grande Dirceu (Asbagdi). Parte dos atletas chegou no fim da noite de segunda, mas o restante pisou em solo paulista na madrugada desta terça-feira.

– Quatro dos nossos atletas já se encontram treinando com a Seleção. Acredito que as nossas promessas podem trazer medalhas para o estado, pois mantém esses resultados há um bom tempo: Thiago Mozer, Sânia Lima, Francielton e Fabrício Farias, Sâmia Lima e Jaqueline Lima – frisou Karen Christie, treinadora do Joca Claudino.

Para Ana Cristina, treinadora da Asbagdi essa etapa, apesar de ser a primeira do calendário da Confederação Brasileira de Badminton (CBBd) e ter uma importância grande para a soma pontos para a classificação dos atletas ao Pan Júnior, em Toronto, no Canadá, não deve ser o alvo na busca de medalhas. A competição servirá de base para uma readaptação às atividades, pois todos vêm de pré-temporada.

– Essa etapa é importante. Começamos o ano inteiro com uma preparação física e, em fevereiro, demos início à parte técnica. Espero que os atletas possam corresponder. A competição não será nosso alvo, apesar de ser importante, pois os atletas estão vindo de pré-temporada. Esperamos que eles possam se sair bem – comentou Ana Cristina, técnica da Asbagdi.

Badminton Piauiense (Foto: Ana Cristina)
A Associação de Badminton treina visando a adaptação dos atletas nesta 1ª etapa do Nacional  (Foto: Ana Cristina)

Mesmo com os percalços fora de quadra, o Piauí levará na bagagem o que tem de melhor na modalidade. Segundo Karen Christie, a dedicação e a perseverança dos atletas do Joca Claudino são fatores que diferenciam os piauienses dos demais nas disputas.

O Piauí ainda contará nesta etapa com a atual campeã Sul-Americana de badminton na categoria sub-15, Sayane Lima, que também é uma promessa de medalhas para o estado.

– Mantenho a confiança nesses atletas e temos esperança de medalhas, pois mesmo aqueles que não conseguiam bons resultados passaram por uma melhora nos rendimentos. Os atletas estão ansiosos. Trabalhamos muito e acredito que o Joca vai conseguir se manter como a melhor equipe do nacional. Esperamos que eles possam dar o melhor deles em quadra, pois temos a sensação do dever cumprido – finalizou Karen Christie.

Delegação do Piauí na 1ª etapa do Campeonato Nacional de badminton:

Asbagdi
Sub-15
Paulo Feitosa, Fernando Vieira Júnior, Emanuele Rocha e Isabelle Oliveira
Sub-19
Jonatas Carvalho, Erick Gomes, Monaliza Feitosa e Lorena Vieira
Principal
Allan Gomes

Joca Claudino
Sub-11
Fhelipe Lennon Santos, Marcos Almeida
Sub-13
Klerton Zaidan, , Luan Gomes, Luan Rios
Sub-15
Júlia Viana, Thiago Mozzer, Moisés Lima
Sub-17
Sânia Lima, Sayane Lima, Jaqueline Lima, Marcos Ryan Sousa
Sub-19
Sâmia Lima, Fabrício Farias, Waleson Evangelista
Principal
Gabriele Cavalcante, Francielton Farias, Cleudson Lima, João Marcos Moreira.