Vídeo mostra abordagem violenta de agentes municipais em skatista no Parque da Cidadania


Uma abordagem dos agentes municipais em um jovem, no Parque da Cidadania, gerou polêmica nas redes sociais.  A gravação foi feita pelos amigos do rapaz, que são skatistas, e por pessoas que estavam no local no último final de semana.

No vídeo, é possível ver o rapaz sendo imobilizado por pelo menos dois agentes e levando chutes enquanto estava no chão. Ele chega a ser algemado.

Na gravação, um dos rapazes retruca um dos agentes dizendo que: “ninguém ali era vagabundo”.  Um dos agentes chega a sacar a arma para intimidar o grupo, que tentava intervir pelo rapaz.

Também no vídeo, um dos agentes declarou que eles pediram para o jovem parar e ele não obedeceu. Por isso, a ação, considerada violenta por quem filmava, ocorreu. “A gente foi abordar ele, e ele correu, correr pra quê?”, diz um dos agentes.

A Associação dos Skatistas de Teresina divulgou nota sobre o caso:

Veja a nota da Associação: 

Uma “ordem” de parar não atendida resulta em uma sessão de espancamento e constrangimentos a um skatista no Parque da Cidadania no Centro de Teresina !
Qualquer adolescente Preto, pobre, da periferia, tem medo de Polícia pois invariavelmente as revistas a adolescentes e jovens nesses perfil São abusivas, constrangedoras e ilegais.
Olha o que aconteceu esse final de semana no principal parque da capital! Não parou para ser revistado e humilhado por bem, foi da pior forma!
Vamos marcar uma conversa com os skatistas e usuários do Parque porque realmente está ficando complicado.
A prefeitura daqui uns dias terá que contratar segurança particular para proteger a juventude que frequenta esse que é o principal parque da juventude.
Temos que ter proteção aos cidadãos contra o ódio e preconceito dessa Guarda despreparada.
Precisamos de uma Guarda cidadã!! Isso não é atitude que se pratique nem mesmo com “bandidos”!
Se fosse seu filho, vocês achariam normal que ele fosse abordado toda hora só porque o esporte que ele pratica não é o mesmo que a polícia acha legal!!??

Associação Teresinense de Skate 

A Guarda Municipal de Teresina também veio a público através de nota e esclarece que o jovem teria feito uma manobra de maneira a jogar o skate nos guardas. Além de que será aberta uma sindicância interna para apurar os fatos.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

O Comando-Geral da Guarda Municipal de Teresina, órgão criado para a proteção do patrimônio público municipal e assistência à comunidade, presta à sociedade os seguintes esclarecimentos a respeito de fato ocorrido nesse sábado (18), no Parque Estação da Cidadania, envolvendo membros da Guarda e um jovem que andava de skate, sobre gravação que ora circula nas redes sociais:

– De acordo com o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), feito na Central de Flagrantes, para onde o jovem foi encaminhado após o fato, este teria provocado os Guardas, com palavras de baixo calão. Além disso, teria feito uma manobra de maneira a jogar o skate em direção aos guardas plantonistas, no momento do ocorrido;

– A Guarda informa que será aberta uma sindicância interna para apurar os fatos, em que serão chamados para prestar depoimento todas as partes envolvidas, levando ainda em consideração todas as provas coletadas;

– Caso seja comprovado qualquer tipo de excesso, serão aplicadas as devidas sanções aos envolvidos pertencentes à Guarda Municipal de Teresina, que ainda se encontram em estágio probatório.

A Guarda Municipal de Teresina reafirma o seu compromisso de zelar pelo patrimônio público de Teresina e pela segurança de todos que nestes se encontrem. Em quase um mês de atuação, a Guarda tem sido bem recebida pela população nos espaços em que atua no município.

Por fim, a Guarda Municipal de Teresina se coloca à disposição para quaisquer esclarecimentos

 

Agente afastado

O agente municipal envolvido no caso, foi afastado temporariamente da instituição. Segundo o capitão José Monteiro, comandante da Guarda Municipal de Teresina, será aberta uma sindicância para apurar a denúncia e possíveis excessos.

“Não aceitamos nenhum tipo de violência, truculência, o guarda ser arbitrário, bem como o abuso de autoridade. O guarda foi afastado, vamos ouvir as partes, testemunhas. Todas as denúncias que chegam até nós são apuradas. Nosso papel é proteger o patrimônio e a comunidade”, disse o capitão José Monteiro.

A abordagem dos agentes municipais foi registrada em um vídeo. Em um trecho é possível observar que o skatista é chutado, mesmo já imobilizado. O comandante da Guarda Municipal ressalta que o rapaz é bastante conhecido e já havia sido advertido por manobras perigosas, que expunham usuários do parque a atropelamentos.

“Ele sai debochando e afrontando a Guarda. No sábado (18), próximo ao banheiro, ele fez uma manobra muito perigosa, se jogou em cima da Guarda, caiu e o skate saiu em outra direção. No banheiro começou a cantar músicas em apologia ao crime, saiu e resistiu a abordagem, continuou enfrentando os guardas e falando palavras de baixo calão. Então, foi dominado e conduzido a Central de Flagrantes”, conta o capitão Monteiro.

O agente afastado- não teve a identidade revelada- e ainda está em estado probatório. A Guarda Municipal de Teresina começou a atuar em espaços públicos há cerca de quatro semanas.

 

*informações Cidade Verde