Piauí quebra “jejuns” e volta ao pódio na Copa Nordeste de Handebol


Seleção Feminina não subia no pódio desde 2011
Seleção Feminina não subia no pódio desde 2011

O Piauí teve muito o que comemorar neste sábado (29) na Copa Nordeste de Seleções Cadete de Handebol. Em Alagoas, as duas Seleções do Estado disputaram a final e subiram ao pódio trazendo um ouro e uma prata da competição.

As duas equipes enfrentaram Pernambuco na briga pelo título. A Seleção Masculina, que tem como base o Caic Balduíno, venceu fácil os adversários por 36 a 7 e conquistaram o tetracampeonato.

– Como em dois anos seguidos a gente não conseguiu, é um bom resultado. Esse ano trabalhei bem os garotos, visando essa competição, para voltar ao pódio e hoje nesta categoria também temos hegemonia – disse Giuliano Ramos, treinador do elenco.

O Estado não conquistava o título desde 2013, quando venceu o Ceará na final. Os outros títulos vieram em 2010 e 2011.  A última vez que tinha subido ao pódio foi em 2014, quando a Seleção do Piauí conquistou a medalha de bronze.

Ainda na capital alagoana, os piauienses não terão tempo para comemorar, já que partem para Balneário Camboriu (SC), onde acontece o Campeonato Brasileiro Cadete.

Seleção Masculina conquistou quarto título na competição
Seleção Masculina conquistou quarto título na competição

Como GHC, a equipe faz parte do grupo “B” ao lado de Ahandecam (PR), AESDEB (DF) e Sorriso (MT), time que derrotou os piauienses na final do ano passado.

Ainda participam da competição Pinheiros (SP), Dance Hall (AM), Univali (SC) e APCEF (PB). O GHC estreia contra o time do Distrito Federal na terça-feira (01), logo após o Congresso Técnico, ás 15 horas.

Após 5 anos, Seleção Feminina volta a ficar entre os três melhores

No feminino, o Piauí também quebrou jejum na Copa Nordeste. A Seleção representada pelo Instituto São José fez uma campanha quase impecável e sofreu sua primeira derrota hoje.

Diante das multicampeãs de Pernambuco, o Piauí acabou derrotado  por 29 a 12 e terminou com a medalha de prata. Apesar de não sair com o ouro, o treinador Paulo Henrique destacou o desempenho durante toda a competição.

– Como tinha falado, é uma equipe muito forte, trabalhando há muito tempo junto. Mas conseguimos nosso objetivo, que era ficar entre os três. Tivemos uma competição, uma evolução muito boa das meninas. Conseguimos colocar novamente o Piauí entre os melhores do Nordeste. As meninas jogaram demais – disse o técnico.

A última vez a Seleção Feminina tinha subido ao pódio foi em 2011, quando repetiu o vice-campeonato, mesmo resultado conquistado em 2009. A delegação desembarca em Teresina neste domingo (30).

 

Fonte: 5esporte