Feiras de Artesanato e da Agricultura Familiar serão destaque no Cachaça Fest


Começa sexta-feira (28) a 12ª edição do Cachaça Fest, em Castelo do Piauí, cidade localizada a 190 quilômetros ao norte de Teresina. O evento, que segue até domingo (30), reunirá artesanato, agronegócios, turismo e cultura.

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí, é um dos realizadores do Cachaça Fest, sendo responsável pelas Feiras de Artesanato e Agricultura Familiar, e também pela Praça de Alimentação, que contará com dez estandes, onde os visitantes poderão encontrar o melhor da culinária local.

“O Cachaça Fest faz parte do calendário de eventos do Estado, sendo uma ação voltada para a divulgação das potencialidades de Castelo do Piauí. O Sebrae apoia essa iniciativa porque entende que o evento fomenta as cadeias produtivas do município e movimenta o comércio local,  gerando renda para os pequenos negócios”, afirma o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Mário Lacerda.

A Feira de Artesanato contará com 12 estandes. Nesses espaços serão comercializadas peças em couro, bordados, biojoias e camisetas com estampas da iconografia local, tanto de unidades produtivas de Castelo do Piauí, como de Teresina.

“As peças em couro, como é o caso das banquetas, prometem surpreender. Os artesãos de Castelo do Piauí, que trabalham com essa tipologia, receberam consultoria dos designers Renato Imbroisi e Ana Luiza Lo Pumo. O resultado são produtos decorativos diferenciados, sofisticados e com design inovador”, afirma a gestora do Projeto Brasil Original do Sebrae no Piauí, Rosa de Viterbo.

O Brasil Original é desenvolvido pelo Sebrae com o objetivo de reposicionar o artesanato no mercado. Entre as ações desse projeto estão capacitações e consultorias para artesãos, com o objetivo de qualificar e valorizar a produção. A instituição desenvolve também atividades de promoção comercial.

Foto:Regis Falcão)
Foto:Regis Falcão

Como parte da programação do Cachaça Fest acontecerá ainda a 1ª Feira da Agricultura Familiar do Território dos Carnaubais, onde os visitantes poderão encontrar produtos da agricultura familiar, como cajuína, doces, frutas, hortaliças e ovinos e caprinos.

Nessa feira, terá também um espaço para realização de oficinas de Inseminação Artificial e Comercializar no Campo.

Na oficina Comercializar no Campo, os participantes são orientados quanto à comercialização no agronegócio e suas principais estratégias e ferramentas. Também são repassadas dicas de como atuar de forma estratégica nos processos de compra e venda na propriedade rural.

OUTRAS ATIVIDADES DO CACHAÇA FEST

A programação do Cachaça Fest envolve também apresentações culturais de capoeira, dança, teatro e balé, que acontecerão todos os dias no Palco da Terra – Picos dos Andrés.

No Palco Principal – Pedra do Castelo ocorrerão os shows com as bandas e artistas regionais e nacionais, como Scalene, Ed Cardoso e Pernambutecos, Double Deck, Sambô, Fulô de Mandacaru, Fábio e Cláudia, e Frank e Eduardo.

Os visitantes poderão também aproveitar para conhecer as belezas e atrativos de Castelo do Piauí. Entre as opções de passeio estão roteiros ecológicos, de negócios e turismo rural, e religiosos, culturais e históricos.

O Cachaça Fest 2016 é uma realização da Prefeitura Municipal de Castelo do Piauí em parceria com o Sebrae e com o Governo do Estado, contando ainda com o apoio da Cachaça Mangueira e da Cachaça Mineirinha.

Fonte: ASN PI